Dicas E Artigos

8 coisas para comer se você está sempre com fome

Esses alimentos vão te ajudar na hora que a fome apertar. E alguns vão te manter saciado por mais tempo!

 

Quando falamos de fome é importante lembrar que não existe apenas um tipo. Existem listas com 9 (sim, nove!) tipos de fome. Mas vamos nos atentar em apenas dois deles: a fome emocional e a fome física. 

Como o nome já diz, a fome emocional está relacionada a sentimentos. Muitos dos nossos sentimentos como estresse, tédio (quem nunca foi só dar uma olhada na geladeira em um domingo à tarde?), ansiedade e tristeza podem despertar essa sensação. Já a fome física é aquela sensação que temos quando estamos há um tempo sem comer - a barriga dói e é possível até ter um pouco de dor de cabeça ou sensação de fraqueza. 

Entender o nosso tipo de fome é essencial para tomar uma atitude que não vai fazer você se arrepender logo em seguida. No caso da fome emocional, o ato de comer alguma coisa não vai resolver o problema, já que o motivo da fome é um sentimento. Por isso, uma dica é: quando surgir o impulso de comer alguma coisa, tente parar e procurar fazer outra coisa como ler, assistir um vídeo engraçado, mandar mensagem para alguém. A ideia é interromper esse impulso, mesmo que seja por cinco minutos. Se depois disso você ainda estiver com a vontade de comer, tudo bem! Você já deu o primeiro passo para entender de onde vem a sua fome.

Quando falamos de fome física, pensar em um planejamento alimentar pode ajudar a lidar com essa sensação ao longo do dia. Longos períodos sem comer podem ser prejudiciais: se você não tiver um plano, suas escolhas serão baseadas no que for mais rápido e prático - e nem sempre o rápido e prático é a melhor opção. Por exemplo, digamos que você tem uma pizza na geladeira que gostaria de preparar no fim de semana. Mas, hoje foi um dia muito atarefado e você não pensou em nada para o jantar. De repente, a pizza parece muito mais atrativa (e rápida), mesmo que não seja aquilo que você pretendia comer.

 

Para ajudar a  lidar com a fome física e, às vezes, com a emocional, alguns alimentos podem ser incluídos no nosso planejamento alimentar:

 

1. Frutas, legumes e verduras

Sem dúvidas eles devem ser a base da nossa alimentação. Nutritivos e ricos em fibras, esses alimentos nos mantém saciados por mais tempo e podem ser incluídos em qualquer momento do nosso dia. Além disso, exigem pouco ou nenhum preparo e você pode levar para qualquer lugar. 

Se quiser experimentar mais receitas baseadas nesses três itens, experimente nossa preparação de Salteado de abobrinha e cogumelos com manjericão ou Farfalle ao alho com feijão-branco e mozarela.

 

2. Aveia

Assim como todo grão integral, a aveia é rica em fibras e ajuda na saciedade. Além disso, já foi comprovada sua eficácia em controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Prática, ela combina com frutas e iogurtes.

Nossa Aveia matinal com chia, banana e pasta de amendoim é uma boa opção para sair da rotina de um jeito saudável. E, se bater aquela vontade de uma sobremesa, os Cookies de aveia com gengibre vão te ajudar da melhor forma.

 

3. Água

Não beber água regularmente pode fazer você confundir sede / desidratação com fome. Manter-se hidratado é muito importante para a saúde, bem-estar e emagrecimento. Mas você não precisa ficar preso à água comum ou com gás. Experimente essa receita de Água saborizada com pepino, limão e gengibre ou ainda a de Água refrescante de morango e hortelã para sair da mesmice.

 

4. Iogurte zero gordura

Seja natural ou grego, o iogurte zero gordura é uma boa fonte de proteínas. As proteínas agem desacelerando a nossa digestão e diminuindo a absorção rápida da glicose e um pico de insulina no sangue (o que geraria a sensação de fome).
Precisa de ideias para inserir o iogurte nas refeições? Nós podemos te mostrar 12 jeitos diferentes de incluir esse ingrediente no seu dia a dia.

 

5. Ovo

Também uma ótima fonte de proteína, o ovo pode ser incorporado em qualquer refeição do dia, sendo de preparo rápido e fácil. Confira as melhores receitas com ovo do WW Vigilantes do Peso!

 

6. Castanhas e nozes

Essas frutas oleaginosas trazem uma combinação de gordura saudável, fibras e proteínas. São boas opções para manter a nossa saciedade em poucas quantidades. E se você pensa que elas só combinam com snacks, espere até experimentar essa Salada de frango com nozes e uvas ou Abobrinhas recheadas com tomate-seco e castanhas.

 

7. Leguminosas

Feijões, lentilhas, grão-de-bico são opções que nos oferecem proteínas e fibras. Tente assar o grão-de-bico para beliscar no meio da tarde, por exemplo. Ou tente essa receita de Salada de lentilha e grão-de-bico com limão assado, dois em um!

 

8. Sementes

As sementes são ótimas fontes de fibra. Algumas, como a linhaça e a chia, possuem gorduras saudáveis que também estão relacionadas com a sensação de saciedade. Elas podem ser incorporadas com frutas, saladas e até mesmo no arroz. Que tal preparar essa Geleia de morango e chia hoje?