Dicas E Artigos

6 formas de fazer lanches inteligentes ao trabalhar em casa

Trabalhar em casa quando se está acostumado com a cultura do escritório pode atrapalhar sua rotina alimentar. Veja como adaptar sua rotina e não perder o foco. 

 

Enviar um email, abrir a geladeira. Atender ao telefone, dar uma olhada na despensa. Enviar outro email, preparar alguma coisa… Isso parece familiar? É muito difícil evitar comer no tédio ou por procrastinação, mas para ajudar a combater esses impulsos e permanecer na linha, confira essas dicas:

 

1. Defina um plano de alimentação.

Vamos ser honestos: você provavelmente irá comer alguma coisa entre as refeições, e está tudo bem! Reconhecer que esses lanches irão acontecer irá te ajudar a não se sentir culpado. 

Só porque você está em casa não significa que é necessário sair da sua rotina. Pense em quais horários do dia você costuma comer normalmente e tente cumpri-los: se você costuma almoçar ao meio-dia e fazer um lanche às 15h, por exemplo, faça o mesmo em casa. Saber quando será sua próxima refeição pode te ajudar a resistir ao desejo de comer. 

 

2. Reserve um tempo para preparar seu lanche

Quando a vontade de fazer um lanche chega, aquele saco de cenouras não lavadas, não cortadas e ainda com cascas não parece muito atraente. Planeje com antecedência e reserve um tempo para preparar e armazenar os alimentos antes que seu dia de trabalho comece.

Você pode deixar as frutas frescas - como uvas, bananas e pedaços de manga - pré-cortadas em espetinhos no congelador, por exemplo. Se estiver com as crianças em casa, chame-as para ajudar. Essa pode ser uma atividade divertida e em família.

Ter algo saudável como ovos cozidos ou vegetais prontos para consumo pode te ajudar a ter sucesso. Você também pode preparar lanches usando pequenos recipientes ou sacolas plásticas para manter o tamanho das porções sob controle e facilitar ainda mais o lanche do dia.

 

3. Se baseie em vegetais e frutas. 

Comeu seu lanche pré-planejado e ainda está com fome? Faça sua próxima refeição com alimentos ZeroPontos. Existem várias opções que podem satisfazer sua necessidade sem afetar muito sua Cota Diária. Além disso, vegetais como aipo, rabanete e pepino estão cheios de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, mais um motivo para inseri-los no cardápio. Dica: adicione uma pitada de sal para dar sabor. 

 

4. Defina um local para suas refeições.

Em vez de comer algo na frente do computador, pegue seu lanche e vá para a cozinha ou para onde você costuma fazer suas refeições de verdade. Isso irá te ajudar a se concentrar no que está consumindo e também auxilia no controle das porções, já que as distrações dificultam o reconhecimento da quantidade que está comendo.

 

5. Mantenha os doces ​​fora de vista. 

Todos nós precisamos de algo doce de vez em quando, mas deixar a lata de brownie no seu campo de visão dificulta as coisas. Sugestão: guarde a parte que planeja comer na geladeira ou na despensa, onde não pode ser constantemente visualizada, e o restante no freezer, para que não seja desperdiçado.

 

6. Faça uma pausa. 

Trabalhar em casa acaba eliminando os intervalos comuns que você faz para tomar um café na copa ou conversar com um colega nos corredores. Mas parte de um estilo de vida que promove a saúde é fazer intervalos físicos e psicológicos. 

Em vez de esperar que a monotonia te leve até a geladeira, faça uma pausa programada para respirar profundamente e se alongar. Se você estiver estressado, esse hábito pode te ajudar a evitar prejudicar seus objetivos de bem-estar.