Dicas E Artigos

Reaproveite os alimentos

Veja como é fácil (e sustentável) aproveitar todas as partes dos alimentos, sem desperdícios.

 

Estamos habituados a usar os alimentos de uma forma convencional, deixando de lado algumas partes que podem ser aproveitadas – e são ricas em vitaminas e minerais! Para evitar o desperdício – e cuidar da saúde e do planeta – separamos algumas ideias para usar seus alimentos de forma sustentável e saborosa.

 

1. Frutas e legumes de forma geral.

As vezes as frutas amadurecem rápido demais. Antes que estraguem podemos usar as partes boas para uma salada de frutas. O melhor é que você não vai precisar adoçar, porque o açúcar natural (frutose) vai estar concentrado! Corte todas e misture em uma tigela. É uma ótima opção para comer com aveia em flocos ou granola sem açúcar nos lanches ou sobremesa.

Outra opção é fazer um suco de frutas e hortaliças. Inclua um pouco de talos de couve no seu suco de maracujá ou uma cenoura no seu suco de laranja. Vai te dar energia e vitaminas!

 

2. Talos de verduras como couve, brócolis, couve-flor.

O talo é uma parte rica em fibras das verduras, ou seja, são bem crocantes. Retire a pele exterior, corte-os e prepare-os cozinhando ou salteando. Também podem ser usados para dar mais cremosidade a uma sopa batida, por exemplo, ou em qualquer preparação que você use legumes picados.

 

3. Folhas de beterraba, cenoura, rabanete.

Muitas verduras vêm com suas folhas intactas. Ao invés de descartá-las, você pode prepara as folhas como a couve refogada. Outra forma de usá-las é em sucos verdes – lembre-se de higienizá-las corretamente – ou até mesmo para um molho pesto diferente e ousado.

 

4. Caldo de legumes.

Não tem nada melhor do que um caldo caseiro de legumes. Cheio de sabor e vitaminas – e pouca gordura e sódio –, ele é o melhor amigo de quem gosta de se aventurar na cozinha. Prepare seu caldo com as aparas e restos de legumes que você jogaria fora – cascas, folhas, sobras. Adicione ramos de ervas finas de sua preferência – cheiro verde, orégano, tomilho, alecrim – uma pitada de sal e pimenta. Cubra com água e ferva por cerca de 60 minutos. Depois é só coar, usar o caldo na hora ou guardá-lo congelado no freezer para usar quando precisar.

Esses legumes ou partes dos mesmos ficam ótimos no caldo: aipo, alho, alho-poró, cenoura, cebola.

Outros caldos: não são apenas os legumes que podemos aproveitar integralmente. Para caldos de carne, frango e até mesmo peixe, podemos usar as aparas e ossos com carne deixando o caldo com o sabor característico.

 

5. Cascas de limão e laranja.

É muito comum o uso das cascas para doces ou das raspas para dar um toque cítrico às preparações. Mas podemos ir além! Com as cascas podemos fazer chás ou até mesmo cozinhar grãos como arroz e quinoa, dando aquele aroma e sabor levemente cítrico.

 

IMPORTANTE: O reaproveitamento ou aproveitamento total do alimento não significa que você deve usar os alimentos que já estão em fase de deterioração. Esses devem ser descartados pois podem ser prejudiciais a sua saúde.