Dicas E Artigos

Folia saudável

Garanta um Carnaval cheio de energia, hidratação e leveza. Confira as orientações do Vigilantes do Peso.

Bloco das frutas frescas: “Belisca que é bom”

Escolha frutas com poucas calorias para beliscar e matar a fome: acerola, ameixa, amora, caju, carambola, cereja, framboesa, goiaba, kiwi, morango, pêssego fresco. As frutas são fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Cordão das Folhas Verdes: “Amarra e Gela”

Adquira as folhas escuras e bem verdes que duram mais na geladeira. Lave, seque e guarde em recipientes com tampa: alface americana, alface roxa, rúcula, espinafre e rúcula. Elas chegam a durar até 10 dias. As folhas são fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Desfile dos Legumes: “Quanto mais colorido, melhor”

Eleja legumes de todas as cores para consumir, crus ou levemente cozidos, temperados com ervas frescas. Lave, corte ou rale grosso e guarde em recipientes com tampa: cenoura, beterraba, pepino, abobrinha, aipo, alho-poró, brócolis, couve-flor, brotos variados e tomate-cereja. Os legumes são fontes de antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras.

Confetes de salada

Para dar sabor às saladas ou aos legumes, adote as conservas em água. Azeitonas, champignon, alcaparra e palmito, tomate seco sem óleo, uva-passa, ameixa, damasco e tâmara secos. 

Molhos: “Aperta que eu gosto”

Dê um toque a mais às saladas com os molhos prontos light ou faça o seu: misture mostarda com mel, iogurte com pimentão vermelho e parmesão ou ervas, molho de soja light com raiz forte. A variedade dá sabor e acaba com a monotonia.

Uma bateria de proteínas: “As Rainhas da Alimentação”

São tão preciosas que bastam pequenas porções em cada refeição para abastecer o corpo de aminoácidos essenciais para a renovação celular: ovo de codorna, peito de frango grelhado ou cozido, rosbife, filé de salmão grelhado, frios de ave light e atum em conserva de água. Outras fontes complementares das proteínas: feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

Nada de sede: “Bebeu água?”

Refresque e sacie a sede com muita água, com sabor de frutas. Mantenha na geladeira jarras com água mineral e pedaços de frutas congeladas, como uvas sem pele, cubos de abacaxi, rodelas de laranja e de limão. Use e abuse também da água de coco e dos chás gelados saborizados com limão.