Aproveite a folia

Dicas do VP para pular o Carnaval sem descuidar da saúde.

Mal começou o ano e estamos pertinho do Carnaval. Já tem bloco desfilando nas ruas, as pessoas fantasiadas, viagens planejadas... Mas será que a preocupação com a saúde também está em alta?

São dias de animação e excessos: calor, muita bebida e pouca comida podem ser uma combinação perigosa. Por isso, pequenos cuidados irão fazer a diferença entre aproveitar bem ou ficar fora da festa logo no início.

  • Comece o dia com um bom café da manhã: invista em pães ou torradas integrais, leite, queijo, iogurte e ovos cozidos. Alimentos ricos em carboidratos e proteínas vão fornecer uma energia extra para começar bem o dia.
  • Sentir sede é um sinal de que o seu organismo já está ficando desidratado, por isso ao longo do dia, não esqueça de beber bastante líquido, principalmente água, sucos naturais e água de coco.
  • Frutas como melão, abacaxi e melancia também fornecem boas quantidades de água. Bebidas alcoólicas e refrigerantes desidratam o organismo muito rápido, o que combinado com as altas temperaturas pode causar tonturas, mal-estar e dores de cabeça.
  • Às vezes ficamos tão empolgados que esquecemos de comer. Tenha à mão frutas fáceis de serem transportadas e consumidas como banana, uva, maçã e pera. Barrinhas de cereais, biscoitos integrais e frutas secas - como damasco, passas e castanhas – também são práticos.
  • Evite os salgadinhos, frituras e comidas de rua, como espetinhos e cachorro-quente. Além de possuírem altas concentrações de sal e gorduras, são alimentos que estragam facilmente e podem causar intoxicação alimentar.
  • Na hora do almoço ou jantar, monte seu prato com uma proteína magra grelhada, verduras, legumes e um carboidrato.
  • No final do dia, um suco misto de frutas e legumes ajuda a repor a hidratação e os nutrientes perdidos ao longo do dia. Aposte no abacaxi, couve, pepino, laranja e melancia, pois possuem minerais e vitaminas essenciais para aguentar a maratona de Carnaval.