Histórias de sucesso
A primeira reunião a gente nunca esquece
Por Vinicius

Nome: Vinícius
​Idade: 28
Altura: 1,80
​Pesava: 84 kg
​Eliminou: 10 kg
Peso atual: 74 kg

Meu nome é Vinícius, tenho 28 anos, 1,80 m de altura e perdi 10 kg com a ajuda do Vigilantes do Peso. Quando iniciei o programa, pesava 84 kg e estava bastante insatisfeito com meu corpo e minha aparência.
O início da minha História de Sucesso foi em setembro de 2015. Nesse mês a empresa onde trabalho contratou o VP Empresas e eu entrei de cabeça no programa.

A primeira reunião a gente nunca esquece
Ainda me lembro da primeira reunião. A Orientadora estava muito alegre e compartilhava palavras motivadoras. Um dos aprendizados que mais me marcaram foi que mais vale os 500 g eliminados por uma pessoa que se socializou do que os 2 kg eliminados por uma pessoa que ficou presa em casa.
A mudança que vivi em minha alimentação durante esses meses de programa foi incrível. Fazendo a contagem de pontos (que é fantástica!), quando você procura os ProPontos de determinado alimento, às vezes você se assusta e repensa aquilo que vai comer. O planejamento foi outra coisa fundamental. É a questão da escolha inteligente, né?! Com isso, comer bem fora de casa acabou virando uma consequência daquilo que aprendi e até que foi tranquilo.

As mudanças em mim
Por falar em mudança, passei a ter um ritmo mais frequente nas atividades físicas; isso me ajudou muito no emagrecimento. Mas não parou por aí. Aprendi a fazer meu almoço e hoje levo marmita para o trabalho. Não consigo descrever o tanto que isso me ajudou e me ajuda, e só foi possível quando comprovei que o planejamento é tudo na vida de uma pessoa.
E sabe qual foi meu maior sucesso? Vestir uma camisa que minha tia me deu quando eu estava acima do peso. Ela estava apertada, mas no dia que ganhei falei: “Não precisa trocar, tia. Ainda vou vestir essa camisa do jeito que está!”

Nem tudo são flores
A maior dificuldade foi: Não extrapolar os pontos extras aos finais de semana. Mas nunca pensei em desistir. Estava bem decidido a atingir minha meta e virar sócio vitalício e contava com uma grande ajuda: um amigo que mora comigo e que ficava no meu pé para eu não sair do programa. Quando cheguei onde eu queria, senti realização e satisfação completa, que podem ser resumidas em me olhar no espelho e ficar feliz com o que vejo e estar com todos os exames bem. No final das contas, até meu amigo se beneficiou ao me acompanhar; ele também perdeu alguns quilos.

Companheiros de jornada
Foi importante poder contar com as ferramentas do programa. Utilizei o Aplicativo do VP, anotando fielmente tudo o que comia para não perder a noção dos ProPontos. E aquele péssimo hábito que eu tinha de comer porcaria à noite... Nunca mais!
Frequentar as reuniões do Vigilantes do Peso foi fundamental para me manter na linha. Desvios e recaídas são comuns. Somos seres humanos e erramos, mas podemos sempre corrigir e recomeçar. E as reuniões me ajudaram nesse entendimento. Além disso, saber que você está em um lugar em que todos te acolhem e não te julgam, em que todos compartilham dos mesmos problemas que você e que estão ali para tentar resolvê-los é muito gratificante. Sempre é tempo de começar ou recomeçar. Basta querer. É possível sim se alimentar bem e saudavelmente. Só é preciso coragem para nos colocarmos como prioridade nos projetos de vida.
Ainda uso o Aplicativo do VP para me manter no peso que antes era apenas uma meta, mas hoje é minha realidade: 74 kg.