Histórias de sucesso
Não existe fórmula mágica!
Por Maria Gabriela

Nome: Maria Gabriela
Idade: 39 anos
Altura: 1,65 m
Pesava: 73,7 kg
Eliminou:  9.3 kg
Peso atual: 64.4 kg

Quando aderiu ao Vigilantes do Peso: Agosto 2016
Qual era a sua meta de peso: 67 kg
Quando atingiu a sua meta de peso: Dezembro 2016

Não existe fórmula mágica

Quando iniciei no VP, já estava acima do peso há muito tempo. Me sentia mal, insegura nos lugares e demorava horas para me vestir pois nada ficava bom. Durante minha infância e adolescência, era magra e sempre pratiquei esportes. Mas engordei depois de casar e vieram também alguns problemas de saúde (depressão, hipotireoidismo e hipertensão).

Pesquisei sobre o Vigilantes do Peso algumas vezes, mas nunca tive a iniciativa de ir a uma reunião. Só que, em janeiro de 2016, meu pai faleceu por problema cardíacos e diabetes, agravados pela obesidade. Na época, eu estava com 37 anos e uma filha de 2. Tudo mexeu muito comigo e percebi que precisava cuidar mais de mim.

Já na primeira semana de adesão, segui o Express e eliminei 1,6kg. Comecei a mudança com o pé direito!

Ensinamentos para sempre

Aprendi muitas coisas no VP que levo sempre comigo. Planejamento e monitoramento, sempre. Beber muita água, fazer escolhas inteligentes, recomeçar a cada escorregão. Também entendi que é preciso usar os ProPontos Extras com sabedoria e encontrar uma atividade que te dê prazer. As pequenas mudanças do dia a dia são importantes.

Na alimentação, controlar as quantidades é essencial. Inclui mais frutas e legumes no cardápio e dou preferência aos integrais. E as refeições fora de casa também seguem o mesmo padrão!

Passei a caminhar 20 minutos por dia – eu era absolutamente sedentária e fiz isso com muito esforço, sem prazer nenhum. Mas, gradativamente, meu corpo foi adquirindo resistência e comecei a ver algo bom na atividade. Comecei a correr em parques e acabei criando um amor por corridas de rua! Até outubro de 2017 já havia participado de cinco delas e, em novembro do mesmo ano, tive minha primeira experiência de 10km, prestes a completar 40 anos.

Mudanças do bem

O VP mudou a minha vida. Hoje sou uma versão muito melhor de mim mesma. Aos finais de semana e feriados, encontro com amigos e essas confraternizações geralmente envolvem comida – com opções não tão saudáveis. Aprendi a me controlar e planejar, sem ter que perder os eventos sociais.

Uma grande vitória? Meu cardiologista diminuiu pela metade a dosagem dos medicamentos para hipertensão! Ah... E ter a autoestima nas alturas, vestir uma roupa e se sentir confiante não tem preço.

Foi tão impactante que colegas de trabalho iniciaram dietas depois do meu resultado e passaram a buscar atividades físicas. Uma vizinha também decidiu emagrecer e se exercitar. Isso é tão significativo que posso afirmar, sem hesitar, que sou uma história de sucesso.

VP com muito orgulho

Me identifiquei muito com o App e passei a fazer dele um guia. Com a atualização do programa e as ferramentas digitais, as coisas ficaram ainda melhores – sou só elogios! O que me motivou foi o fato de conhecer pessoas na mesma situação que pudessem me apoiar. Eu li relatos através do site e do Connect que me inspiravam muito.

Além disso, as reuniões foram de suma importância: ouvir e pode falar, trocar experiências, dúvidas e incertezas. Encontrava ali a motivação necessária para enfrentar mais uma semana quando minhas forças pareciam estar terminando.

Às vezes pareço até chata quando o assunto é emagrecimento, pois não acredito que de outra forma seja possível. Defendo e levanto a bandeira da reeducação alimentar e atividade física; por isso eu amo o programa do VP.