Dicas E Artigos

Retome o controle: dicas para cuidar da saúde do corpo e da mente

Novos hábitos podem trazer sensações que variam entre a felicidade e a frustração. Cuidar da saúde do corpo e da mente não precisa ser difícil. 

 

A decisão de criar uma rotina mais saudável é um passo importante e muito benéfico para o corpo e a mente. No entanto, até que o novo hábito seja definitivamente incorporado ao dia a dia, não é incomum que se experimente algumas sensações que podem variar da felicidade à frustração. Isso é completamente normal, porém é preciso estar atento para tomar consciência dessas oscilações e superá-las da melhor maneira. 

 

O processo de perda de peso pode causar ansiedade em todos os indivíduos, principalmente em quem já passou por diversas dietas da moda, que nunca surtiram o efeito desejado ou não proporcionaram resultados duradouros. Os sintomas da ansiedade podem se manifestar individualmente ou em um conjunto de sensações diferentes em cada pessoa. Estimulando a pressa no alcance dos objetivos, as expectativas muito altas e até mesmo a compulsão alimentar ou o seu oposto, a perda de apetite. Porém, cuidar do corpo e da mente requer boas doses paciência e disciplina. 

 

Como acalmar a mente e equilibrar as sensações?

 

Ao falarmos sobre como cuidar da saúde do corpo e da mente, alguns passos simples tendem a ser essenciais no progresso e nas conquistas diárias. Esses cuidados funcionam como um ciclo: uma mente mais equilibrada resulta em uma atenção maior ao corpo, e quando nos focamos em como cuidar da saúde do corpo, a mente também é beneficiada. Portanto, respire fundo e aprenda a respeitar o tempo que seu corpo necessita para as transformações.

 

Como incorporar os cuidados com corpo e mente à nova rotina?

mulher bebendo água em uma garrafa azul, após realizar caminhada ao ar livre

Uma boa alimentação é a base de tudo. Matheus Motta, Nutricionista do nosso programa de emagrecimento, saúde e bem-estar , explica. “Uma alimentação saudável engloba todos os nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para seu corpo. Eles ajudam a manter o bom funcionamento do organismo e consequentemente melhoram a sua saúde.”.

 

A conquista de um novo corpo, com mais saúde, é mais fácil do que parece. Veja algumas dicas de como incorporar cuidados no dia a dia para ter  mais qualidade de vida. 

 

  • Alimente-se bem. Pense na comida como o combustível que mantém nosso corpo funcionando adequadamente. Se um bom carro não pode receber combustível de qualidade duvidosa, pois com o tempo ele apresentará problemas graves como consequência, nosso organismo também precisa dessa atenção. 

  • Coma menos, mas coma melhor. Ingerir grandes quantidades de uma só vez durante as refeições pode ser um sinal de compulsão alimentar. Reduzir as porções e aumentar a frequência é uma forma de contornar a questão de forma saudável e sem sentir fome. Caso o descontrole permaneça, é importante procurar um médico para uma avaliação detalhada.
  • Seja realista com as metas de perda de peso. O emagrecimento gradativo e sustentável é o passo mais importante para evitar o efeito sanfona e manter a saúde do novo corpo. Dessa forma, metas menores são mais fáceis de alcançar e trazem ânimo e motivação para superar as próximas. 
  • Mantenha o foco. Obstáculos e dificuldades são comuns em um processo de mudança, mas não são impossíveis de serem superados. 
  • Esteja sempre atento à rotina do dia a dia. Algumas situações ou ocasiões podem desencadear alguma sensação negativa, como a ansiedade. Aprenda a contornar esses momentos e, se estiver com dificuldades, não deixe de buscar ajuda profissional. 
  • Evite ter por perto alimentos muito calóricos e industrializados. Normalmente essas opções são as escolhidas quando a ansiedade desencadeia a compulsão alimentar. Deixe no armário e na geladeira opções que não vão impactar negativamente no seu progresso com a nova rotina: frutas secas, castanhas, chocolate amargo, iogurtes desnatados, queijos magros, vegetais cozidos e outras opções do tipo. 
  • Escolha uma atividade física que você goste. Os exercícios são a resposta certa para quem quer saber como cuidar da saúde do corpo e da mente. Comece com algo que tenha a ver com a sua rotina; isso ajuda a não desistir no começo e a mandar a preguiça e o sedentarismo para bem longe. Você ganha em disposição, flexibilidade e também melhora a imunidade. As atividades também diminuem o estresse e a ansiedade, melhoram muito a qualidade do sono e, claro, ajudam na perda de peso. Um corpo ativo é um corpo mais saudável.
  • Faça pequenas mudanças na rotina que te ajudem a sair do sedentarismo. Se você precisa subir poucos lances de escada, dispense o uso do elevador para isso e faça o trajeto a pé. Percorra pequenas distâncias na caminhada em vez de optar pelo carro ou pelo transporte público. Alongue-se quando acordar, durante o dia e também antes de deitar para dormir. 
  • Esteja com pessoas queridas. Preservar o círculo de amizades e a relação familiar também é uma forma de cuidar da saúde da mente. Cercar-se de quem ama traz bem-estar e sensação de conforto. 
  • Descasque mais, desembale menos. Isso significa que é preciso consumir menos produtos industrializados, enlatados e empacotados, e mais itens como frutas, legumes, verduras e grãos. O impacto dessa mudança é quase que imediato: seu corpo passa a receber mais nutrientes e a ficar menos sobrecarregado com o processamento de aditivos químicos, açúcares e gorduras em excesso. 
  • Passar a seguir um programa alimentar criado por especialistas é de grande ajuda para quem busca implementar transformações reais em busca de uma vida muito mais saudável. 

 

A mudança está nas suas mãos e você é o grande beneficiado com esta nova atitude saudável. Que tal começar agora mesmo? O Vigilantes do Peso oferece um programa de emagrecimento para você comer melhor, se mexer mais e ser ainda mais feliz. Conheça nossos planos!