Dicas E Artigos

Como combater estresse e ansiedade

A correria do dia pode atrapalhar sua rotina de alimentação, gerando muito estresse e ansiedade. Veja como uma alimentação saudável pode te ajudar.

Nosso humor influencia diretamente o nosso apetite. Quando estamos mais estressados, é comum recorrermos a alimentos que nos dêem prazer e um alívio momentâneo para o que estamos sentindo. Alguns alimentos realmente nos ajudam a acalmar os nervos e nos dá uma sensação de conforto. Mas cuidado! Alguns – ricos em açúcar e gordura – podem nos dar uma sensação de alívio no momento, porém o prejuízo pode ser maior no futuro.

A melhor forma de combater o estresse e a ansiedade é ter uma alimentação equilibrada, manter-se ativo e ter uma boa noite de sono.

Além disso, nosso corpo produz um neurotransmissor chamado serotonina. Esse hormônio é responsável pela sensação de bem-estar e é capaz de regular nosso humor e a qualidade do sono1. Para que esse hormônio seja produzido o corpo precisa de um aminoácido, o triptofano, que pode ser encontrado em alguns alimentos. Quando sua produção entra em desequilíbrio, pode gerar transtornos de humor, como ansiedade e até depressão.

As principais fontes de triptofano são: frutas (abacaxi, banana, nozes, castanhas), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), carne vermelha, frango, frutos do mar, ovos, leite e derivados, chocolate amargo e cacau, linhaça, aveia, quinoa, arroz integral, sementes de abóbora2. Garantindo um consumo de triptofano, mais fácil será para o corpo produzir serotonina e maiores serão os benefícios para o seu humor e bem-estar.

 

CURIOSIDADE: E o maracujá? Existe uma crença de que o maracujá seja um potente calmante. Isso é verdade, em parte. Esse poder calmante conhecido do maracujá vem de suas folhas (e não do fruto), que possuem substâncias naturais relaxantes.

 

Referências

1. Martin, Alyce M. et al. The Diverse Metabolic Roles of Peripheral Serotonin. Endocrinology, [s.l.], v. 158, n. 5, p.1049-1063, 1 mar. 2017. The Endocrine Society.

2. Friedman, Mendel. Analysis, Nutrition, and Health Benefits of Tryptophan. International Journal Of Tryptophan Research, [s.l.], v. 11, p.1-12, jan. 2018. SAGE Publications.