Bem-Estar

Como emagrecer de forma saudável sem perder a vida social

Os eventos sociais contribuem para a aproximação das pessoas e não precisam ser evitados durante a reeducação alimentar.

 

A reeducação alimentar é um processo que envolve determinação, foco, planejamento e autoconhecimento. Com base nesses e em diversos outros fatores é possível alcançar um corpo mais saudável e mais leve. Porém, buscar o peso ideal não significa deixar de viver momentos alegres entre amigos, familiares e colegas de trabalho. 
 

Mas como emagrecer de forma saudável sem perder a vida social? Algumas dicas podem ajudar muito na hora de celebrar ocasiões importantes sem deixar de lado os cuidados com a alimentação. Basta buscar nos cardápios de restaurantes, bares, lanchonetes e eventos sociais opções mais leves, menos gordurosas e calóricas e mais saudáveis e ainda aproveitar os bons momentos. 
 

Comer conscientemente é uma dica super importante também, não só para os eventos sociais, mas sim para todos os momentos (Neste artigo falamos sobre 5 passos para uma alimentação mais consciente). Muitas vezes, na correria diária, comemos de forma automática, sem perceber a quantidade ingerida, ou o número de vezes em que o alimento foi mastigado. Quanto mais atenção ao ato de comer, mais eficaz para o corpo ele será.
 

Com algumas atitudes práticas e simples é possível evitar os excessos alimentares sem abrir mão do sabor e da diversão. Confira!

 

Em restaurantes

 

As opções à la carte em vez do rodízio podem ser o primeiro passo. Mesmo que as escolhas feitas sejam mais saudáveis, a quantidade de comida ingerida no sistema de rodízio tende a ser maior - e, muitas vezes, sem que você perceba, afinal os alimentos vão chegando constantemente na mesa e ir provando um a um acaba sendo automático. Se a ingestão de líquidos for indispensável nas refeições, substitua o refrigerante por suco natural sem açúcar ou até mesmo pela refrescante combinação de água com limão e gelo.
 

Nos restaurantes japoneses, os peixes crus ou grelhados, cogumelos grelhados ou na chapa, legumes no vapor, missoshiro e a guioza de legumes no vapor são boas escolhas. O consumo de temakis e sushis merece atenção, pois eles contêm uma significativa quantidade de arroz. Molhos como o tarê e o shoyu devem ser evitados. Se fizer questão de utilizar o shoyu, o faça em pouca quantidade e na versão light e (Neste artigo falamos sobre a comida japonesa na medida certa). 
 

Em hamburguerias, tenha atenção à quantidade de molhos usados. De todos, a mostarda é uma das melhores opções. Por outro lado, a maionese é bastante gordurosa -  consuma com moderação. Os estabelecimentos que oferecem hambúrgueres artesanais geralmente permitem a montagem de acordo com a preferência do cliente. Uma combinação como o hambúrguer salada - com carne, alface ou rúcula e tomate - é uma boa pedida. 
 

Apareceu um convite irrecusável para uma pizzaria? Sem problemas! Aqui vale o conselho de optar pelo pedaço individual em vez do rodízio, se esse for o caso. A dica é evitar ir com muita fome. Os sabores de atum, rúcula com muçarela de búfala, abobrinha, escarola, brócolis e frango sem catupiry são opções menos calóricas. Se houver opção de massa integral é ainda melhor. O azeite deve ser consumido com cautela, pois apesar de ser benéfico ao organismo é bastante calórico. 
 

Se a churrascaria é a escolha da vez, as carnes vermelhas mais magras - como filé mignon, alcatra e maminha - são ótimas opções. Se o pedaço vier com aquela gordurinha lateral, basta retirá-la com a faca e dispensar. Retire também a pele dos cortes de aves, pois ela é bastante gordurosa. As linguiças - inclusive as de frango - são ricas em sódio, então, se for consumir, opte por pequenas porções. As saladas são os acompanhamentos ideais - alface, tomate, rúcula, palmito, brócolis, beterraba, cenoura e outras opções de vegetais e verduras combinam muito bem e são leves.

 

Nas festas e confraternizações (aniversários, casamentos, entre outros)

 

quatro mulheres dançando e felizes

Na mesa de salgados, você pode substituir as opções fritas pelas assadas. Em relação aos sanduíches, procure as opções com queijo branco, muçarela de búfala, peito de peru e rúcula, por exemplo.
 

Se houver a opção de almoço ou jantar, observe o que está sendo servido e peça ao garçom apenas os alimentos mais leves, como saladas e grelhados. Os pratos com molho branco, muito queijo, massas mais pesadas e empanados, devem ser consumidos com moderação. 
 

A ocasião é muito especial e pede um brinde - seja com champagne, vinho, cerveja ou outra bebida alcoólica? Intercale com a ingestão de água para manter o organismo bem hidratado.
 

Aqui também vale a troca do refrigerante pelo suco ou água. Uma dica muito importante: evite sair de casa com fome, pois isso pode aumentar a quantidade de ingestão dos alimentos da festa. Faça um lanche leve logo antes de ir - coma uma fruta, por exemplo - e alimente-se normalmente durante o dia. Nesses eventos, o importante é ter em mente que é plenamente possível provar praticamente tudo, porém fazendo boas escolhas.
 

E em relação aos docinhos e ao bolo? Nada é proibido, como dissemos antes: o foco é o consumo equilibrado. Faça sua escolha e não se prive: ou uma fatia fina de bolo, ou três docinhos cabem perfeitamente no seu cardápio festivo. Nesse caso, se você não dispensa os doces, vale a moderação no consumo de salgadinhos, mesmo sendo assados. 
 

Portanto, você já sabe: reeducação alimentar nada tem a ver com deixar de lado os momentos mais divertidos da vida entre amigos ou familiares. A vida social é parte indispensável de uma boa saúde mental, o que influencia diretamente nos resultados alcançados em busca de um corpo mais saudável. Fazendo boas escolhas é possível abrir exceções no cardápio de forma totalmente equilibrada. 

No Programa de Emagrecimento do Vigilantes do Peso, você aprende com pessoas reais, assim como você, que é possível começar uma reeducação alimentar hoje mesmo sem parar de comer o gosta.

 

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Matheus Motta
Nutricionista no Vigilantes do Peso. Com mais de 5 anos de experiência na área atuando em atendimento personalizado, ele é responsável por todo o conteúdo do programa sobre alimentação, saúde e bem-estar.