Bem-Estar

Como emagrecer de forma saudável sem perder a vida social

Os eventos sociais contribuem para a aproximação das pessoas e não precisam ser evitados durante a reeducação alimentar.

A reeducação alimentar é um processo que envolve determinação, foco, planejamento e autoconhecimento. Com base nesses e em diversos outros fatores é possível alcançar um corpo mais saudável e mais leve. Porém, buscar o peso ideal não significa deixar de viver momentos alegres entre amigos, familiares e colegas de trabalho. 

Mas como emagrecer de forma saudável sem perder a vida social? Algumas dicas podem ajudar muito na hora de celebrar ocasiões importantes sem deixar de lado os cuidados com a alimentação. Basta buscar nos cardápios de restaurantes, bares, lanchonetes e eventos sociais opções mais leves, menos gordurosas e calóricas e mais saudáveis e ainda aproveitar os bons momentos. 

Comer conscientemente é uma dica super importante também, não só para os eventos sociais, mas sim para todos os momentos (Neste artigo falamos sobre 5 passos para uma alimentação mais consciente). Muitas vezes, na correria diária, comemos de forma automática, sem perceber a quantidade ingerida, ou o número de vezes em que o alimento foi mastigado. Quanto mais atenção ao ato de comer, mais eficaz para o corpo ele será.

Com algumas atitudes práticas e simples é possível evitar os excessos alimentares sem abrir mão do sabor e da diversão. Confira!

Em restaurantes

As opções à la carte em vez do rodízio podem ser o primeiro passo. Mesmo que as escolhas feitas sejam mais saudáveis, a quantidade de comida ingerida no sistema de rodízio tende a ser maior - e, muitas vezes, sem que você perceba, afinal os alimentos vão chegando constantemente na mesa e ir provando um a um acaba sendo automático. Se a ingestão de líquidos for indispensável nas refeições, substitua o refrigerante por suco natural sem açúcar ou até mesmo pela refrescante combinação de água com limão e gelo.

Nos restaurantes japoneses, os peixes crus ou grelhados, cogumelos grelhados ou na chapa, legumes no vapor, missoshiro e a guioza de legumes no vapor são boas escolhas. O consumo de temakis e sushis merece atenção, pois eles contêm uma significativa quantidade de arroz. Molhos como o tarê e o shoyu devem ser evitados. Se fizer questão de utilizar o shoyu, o faça em pouca quantidade e na versão light e (Neste artigo falamos sobre a comida japonesa na medida certa). 

Em hamburguerias, tenha atenção à quantidade de molhos usados. De todos, a mostarda é uma das melhores opções. Por outro lado, a maionese é bastante gordurosa -  consuma com moderação. Os estabelecimentos que oferecem hambúrgueres artesanais geralmente permitem a montagem de acordo com a preferência do cliente. Uma combinação como o hambúrguer salada - com carne, alface ou rúcula e tomate - é uma boa pedida. 

Apareceu um convite irrecusável para uma pizzaria? Sem problemas! Aqui vale o conselho de optar pelo pedaço individual em vez do rodízio, se esse for o caso. A dica é evitar ir com muita fome. Os sabores de atum, rúcula com muçarela de búfala, abobrinha, escarola, brócolis e frango sem catupiry são opções menos calóricas. Se houver opção de massa integral é ainda melhor. O azeite deve ser consumido com cautela, pois apesar de ser benéfico ao organismo é bastante calórico. 

Se a churrascaria é a escolha da vez, as carnes vermelhas mais magras - como filé mignon, alcatra e maminha - são ótimas opções. Se o pedaço vier com aquela gordurinha lateral, basta retirá-la com a faca e dispensar. Retire também a pele dos cortes de aves, pois ela é bastante gordurosa. As linguiças - inclusive as de frango - são ricas em sódio, então, se for consumir, opte por pequenas porções. As saladas são os acompanhamentos ideais - alface, tomate, rúcula, palmito, brócolis, beterraba, cenoura e outras opções de vegetais e verduras combinam muito bem e são leves.

Nas festas e confraternizações (aniversários, casamentos, entre outros)

Na mesa de salgados, você pode substituir as opções fritas pelas assadas. Em relação aos sanduíches, procure as opções com queijo branco, muçarela de búfala, peito de peru e rúcula, por exemplo.

Se houver a opção de almoço ou jantar, observe o que está sendo servido e peça ao garçom apenas os alimentos mais leves, como saladas e grelhados. Os pratos com molho branco, muito queijo, massas mais pesadas e empanados, devem ser consumidos com moderação. 

A ocasião é muito especial e pede um brinde - seja com champagne, vinho, cerveja ou outra bebida alcoólica? Intercale com a ingestão de água para manter o organismo bem hidratado.

Aqui também vale a troca do refrigerante pelo suco ou água. Uma dica muito importante: evite sair de casa com fome, pois isso pode aumentar a quantidade de ingestão dos alimentos da festa. Faça um lanche leve logo antes de ir - coma uma fruta, por exemplo - e alimente-se normalmente durante o dia. Nesses eventos, o importante é ter em mente que é plenamente possível provar praticamente tudo, porém fazendo boas escolhas.

E em relação aos docinhos e ao bolo? Nada é proibido, como dissemos antes: o foco é o consumo equilibrado. Faça sua escolha e não se prive: ou uma fatia fina de bolo, ou três docinhos cabem perfeitamente no seu cardápio festivo. Nesse caso, se você não dispensa os doces, vale a moderação no consumo de salgadinhos, mesmo sendo assados. 

Portanto, você já sabe: reeducação alimentar nada tem a ver com deixar de lado os momentos mais divertidos da vida entre amigos ou familiares. A vida social é parte indispensável de uma boa saúde mental, o que influencia diretamente nos resultados alcançados em busca de um corpo mais saudável. Fazendo boas escolhas é possível abrir exceções no cardápio de forma totalmente equilibrada. 

No Programa de Emagrecimento do WW Vigilantes do Peso, você aprende com pessoas reais, assim como você, que é possível começar uma reeducação alimentar hoje mesmo sem parar de comer o gosta.

Matheus Motta Nutricionista no WW Vigilantes do Peso. Com mais de 5 anos de experiência na área atuando em atendimento personalizado, ele é responsável por todo o conteúdo do programa sobre alimentação, saúde e bem-estar.