Dicas E Artigos

Dieta da Sopa - Realmente Funciona? Veja Agora!

Saiba como a dieta da sopa funciona e quais os riscos que ela pode trazer a sua saúde.

 

Quais são os motivos que te levam a fazer dieta? As respostas para essa pergunta, na maioria dos casos, estão relacionadas ao descontentamento com o próprio corpo e a vontade de perder peso de forma rápida.

Diante dessa situação, não é difícil nos depararmos com uma infinidade de promessas de emagrecimento em dias ou semanas. Uma delas é a dieta da sopa. Conheça mais sobre ela e descubra se essa é a melhor alternativa para a perda de peso saudável.

 

O que é dieta da sopa?

 

Basicamente, a dieta da sopa se refere à substituição de duas refeições, normalmente almoço e jantar, por sopas caseiras hipocalóricas ou sopas prontas industrializadas. 

Existem inúmeras variações da dieta da sopa, sobretudo no que se refere à combinação de ingredientes. A mais conhecida, talvez pelo fato de ser a mais antiga, é a dieta da sopa de repolho, que consiste no uso de dois ingredientes: repolho e tomate. 

Um detalhe dessa dieta é que não é permitido bater os ingredientes no liquidificador. Os legumes e verduras devem ser picados em pedaços grandes, de forma a estimular a  mastigação.

Em algumas receitas, com o objetivo de imprimir mais sabor, podem ser adicionados ovos, carne, queijo, purê de batata, frango ou atum. Outra grande aliada dessa dieta é a sopa industrializada, que vem em porções individuais e é preparada com água quente. 

Na dieta da sopa, é proibido incluir leguminosas. Isso quer dizer que lentilha, grão de bico, feijão e ervilha devem ficar de fora do cardápio. O mesmo vale para carboidratos, principalmente arroz, macarrão, pães e bolachas. 

 

Quais os riscos da dieta da sopa?

 

Por ser radical, a dieta da sopa nem sempre conta com a quantidade necessária de nutrientes dos quais nosso organismo necessita para se manter saudável. 

Outro grande problema relacionado à dieta da sopa é que, durante o período de sua realização, alguns efeitos colaterais nocivos podem surgir. Dores de cabeça, fraqueza, cansaço, tontura, indisposição e mau humor são alguns deles.

Esses sintomas surgem como resposta do organismo à baixa ingestão de carboidratos, que correspondem à principal fonte de energia para desempenhar as atividades diárias.

É preciso mencionar ainda que o cardápio advindo da dieta da sopa é pobre em proteínas, carboidratos e gorduras. Isso contraria de forma significativa os princípios de alimentação saudável e equilibrada

Uma alimentação baseada apenas em legumes pode comprometer o fornecimento de aminoácidos ao corpo. O mesmo vale para ingestão insuficiente de ferro, nutriente essencial para o transporte de oxigênio. 

Já a restrição de gorduras pode prejudicar o organismo pois esse tipo de nutriente é de extrema importância para a composição de hormônios, além de atuar na absorção de vitaminas lipossolúveis.

 

Posso fazer a dieta da sopa apenas com industrializadas?

 

Os riscos da dieta da sopa se agravam ainda mais quando essa preparação for consumida  em sua versão industrializada. A excessiva ingestão de sódio, corantes e conservantes pode desencadear quadros de alergia, hipertensão e retenção de líquido no corpo. 

Outra desvantagem reside na monotonia. Comer todos os dias a mesma coisa pode gerar quadros de estresse, ansiedade e depressão. 

 

Reeducação alimentar: a melhor opção para um emagrecimento saudável

 

Se o seu objetivo é perder peso com saúde, bem-estar e disposição, o ideal é fugir das propostas de dietas milagrosas em curto prazo. Para início de conversa, o termo mais apropriado que você deve internalizar é reeducação alimentar.

A reeducação alimentar consiste, não apenas em criação de cardápios apropriados para você, mas também na adoção de hábitos saudáveis, como atividade física e lazer. 

O programa exclusivo e personalizado criado pelo Vigilantes do Peso valoriza seu perfil e sua trajetória. Isso quer dizer que não é preciso modificar radicalmente sua rotina para obter bons resultados.

Contamos com uma equipe especializada que te ajudará a fazer escolhas mais saudáveis, sem deixar de lado aquilo que você gosta de comer. Nosso objetivo é te motivar e valorizar cada pequena conquista do seu dia a dia.

Com nosso programa, toda escolha assertiva, por menor que seja, é uma grande vitória. Seja ingerir mais líquidos, preparar aquela receita sugerida ou movimentar-se um pouco mais, tudo é levado em consideração.

Com o Vigilantes do Peso, falta de tempo ou indisponibilidade de locomoção não são problemas. Possuímos planos presencial ou online com recursos completos para garantir que você faça parte do programa sem precisar prejudicar sua rotina.

Experimente fazer parte da nossa comunidade inspiradora! Você não precisa perder tempo testando dietas e colocando sua saúde em risco.