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Tudo sobre Proteínas Vegetais

É vegetariano – ou pretende ser – e ainda tem muitas dúvidas sobre sua alimentação? Chegou a hora de acabar com isso!

As proteínas são a matéria-prima das suas células. Elas ajudam a reparar tecidos e fortalecer ossos, além de promover a saúde de músculos, cartilagens, pele e sangue. Você já deve ter ouvido falar – e muito! – da proteína animal. Mas conhece também a proteína de origem vegetal?

Variedades e vantagens

Essas fontes vegetarianas incluem leguminosas, como feijões, soja, ervilha e lentilha, assim como grãos, tipo quinoa e espelta. E você pode aproveitar ainda mais os nutrientes desses grãos e leguminosas fazendo combinações entre eles.

Por exemplo, a nossa tradicional combinação de arroz com feijão garante todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo! E mais: alguns grãos são fonte de vitaminas e minerais importantes, como o ferro. Comer uma fruta rica em vitamina C, como a laranja, após o almoço e o jantar, auxilia a absorção do ferro do feijão e da lentilha.

Para emagrecer

A proteína também pode ser um aliado para o emagrecimento. Mais do que outros nutrientes, como o carboidrato ou a gordura, ela pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito. Quer mais boa notícia? Os alimentos com alto teor de proteína tendem a ter baixo valor de ProPontos.

Confira a seguir as principais fontes de proteína vegetal e seus respectivos ProPontos:

Alimento ProPontos (em ½ xíc.) Quantidade de Proteínas
Feijão-preto cozido 3 7,6 gramas
Lentilha cozida 3 8,9 gramas
Soja cozida 4 14,3 gramas
Grão-de-bico cozido 4 7,3 gramas
Ervilha cozida 2 4,3 gramas
Quinoa cozida 3 4,1 gramas
Tofu (queijo de soja) 3 10,2 gramas