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Mitos e verdades sobre o carboidrato

Tire suas dúvidas sobre a dieta e não deixe de comer o que mais gosta!

O Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, responde às principais perguntas sobre os carboidratos.

Devo retirar totalmente os carboidratos da minha alimentação para emagrecer?

Matheus: Isso é um MITO. Carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo, por isso não devemos deixar de consumi-los para emagrecer. Escolha os carboidratos certos, na quantidade certa e você terá sucesso em seu emagrecimento. Por exemplo: pães, massas e arroz integral no lugar dos refinados te darão mais saciedade e energia.

Carboidrato à noite engorda?

Matheus: Isso é um MITO. Não é a hora que você ingere o carboidrato que faz com que você engorde ou não, mas a qualidade e a quantidade desse alimento, acompanhada de um estilo de vida ativo e saudável. Os carboidratos (pães, massas, batata, frutas) devem estar distribuídos ao longo do dia para que o organismo obtenha a energia necessária para desempenhar suas funções. À noite, opte sempre por uma refeição mais leve.

Devo consumir carboidratos antes de me exercitar?

Matheus: VERDADE. Alimentos ricos em carboidratos, quando consumidos antes da prática de atividade física, fornecem a energia necessária para o exercício. Opte por cereais integrais e frutas, como a banana e o abacate.

Somente a farinha e os produtos feitos a partir dela contêm carboidratos.

Matheus: Isso é um MITO. Embora a farinha de trigo, por exemplo, seja rica em carboidratos, outros alimentos também contêm esse nutriente, como o arroz, o feijão, a lentilha, o milho e a batata, na forma de amido. As frutas também são ricas em carboidratos, chamados frutose, seu açúcar natural. Leite e iogurtes também possuem um carboidrato específico, chamado lactose.

Você não precisa restringir nenhum desses alimentos durante o processo de emagrecimento pois, quanto mais variada a sua alimentação, mais saudável ela é.

Já os refrigerantes, doces, balas e salgadinhos também contêm carboidratos, do tipo simples, que são digeridos muito rapidamente pelo organismo e fazem com que você sinta fome mais rápido. Estes sim, devem ser evitados.