Alimentação

Batata: mocinha ou vilã?

Ela faz parte da cozinha de todo brasileiro. Mas será que ajuda ou atrapalha a sua dieta?

A batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Muito versátil e com muitas variedades, ela pode ser preparada de diferentes maneiras: cozida, frita, assada, chips, purê... O que não falta é um jeitinho saboroso para ter esse item na sua mesa.

Mas, e as calorias?

Dependendo da variedade, a batata vai possuir mais ou menos calorias. A inglesa, mais comum de ser encontrada, possui apenas 52 calorias quando preparada cozida, sem adição de óleo.

Além disso, as batatas são uma boa fonte de energia, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, cálcio e fósforo.

Dietas restritivas? Tô fora!

Embora muitas pessoas acreditem que devem deixar de comer batata para tentar perder peso, a batata por si só não pode ser considerada uma vilã. Como outros alimentos, quando consumida dentro de uma alimentação saudável e de forma equilibrada, a batata pode e deve estar presente na nossa alimentação sem problemas.

Portanto, se você é um amante desse ingrediente... Sem culpa! Com moderação, a batata pode até ser uma das mocinhas no filme da sua rotina alimentar.