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Como lidar com a fome noturna

Sabe aquela fome que bate de madrugada? Veja como eliminar ela da sua vida com essas dicas

 

A fome noturna é um sofrimento que afeta a todos em algum momento da vida – mas saber como lidar com ela de forma adequada é uma das chaves para perder peso de forma eficaz.

Não importa o que ou quanto você tenha comido durante o dia, alguma coisa acontece com você à noite, normalmente por volta das 22h e você TEM que comer!

 

Existem algumas estratégias preciosas para ajudar você a controlar a sua vontade de comer tarde da noite.

Surpreendentemente, a melhor forma de evitar a fome noturna é se certificar de ter tomado o café da manhã e almoçado na hora certa.

Estabeleça horários regulares para as refeições. Fazê-las em horários irregulares ou pular uma delas, especialmente o café da manhã, pode te levar a comer em excesso no final do dia.

Eu costumo comparar o café da manhã ao combustível de um carro. Embora consigamos andar um pouco sem o combustível apropriado, a uma certa altura vamos começar a “caçar” qualquer coisa que estiver à nossa vista para comer.

É assim que começam os lanchinhos no meio da madrugada.

Estratégias simples para acabar com a fome noturna

 

Escovar os dentes e usar um enxaguante bucal com sabor bem forte é uma boa tática. Isso fará com que qualquer coisa que você coma depois tenha um gosto ruim.

Você também pode sair para uma pequena caminhada, ligar para um amigo, responder um e-mail, organizar sua mesa de trabalho ou simplesmente sentar-se calmamente sozinho por 10 minutos.

Distraia a mente!  Na maioria das vezes, se você esperar alguns minutos, o desejo de comer passa.

Por fim, você pode estar apenas com sede - a sede é facilmente confundida com fome.

Beba um copo de água ou uma bebida sem açúcar e vá dormir.

E, se ainda assim você não consegue evitar de sentir fome e acaba se levantando no meio da noite para comer, pode estar sofrendo de um raro distúrbio alimentar chamado síndrome da fome noturna.

A síndrome da fome noturna se caracteriza por comer em excesso no final do dia e se levantar de madrugada para comer pelo menos 3 vezes por semana.

Por isso, é importante diferenciar a fome noturna da compulsão alimentar. A ingestão média em um lanche noturno é de 280 calorias, o que não se compara à compulsão. Se você se enxerga em uma dessas situações, procure o seu médico e avalie as opções de tratamento.

 

Dicas rápidas para controlar a fome noturna

  1. Não deixe de fazer um bom café da manhã e almoço.

  2. Se você começar a sentir vontade de “beliscar”, tome um bom copo d’água antes.
  3. Mantenha-se ocupado – muitas vezes você pode estar apenas entediado.
  4. Assista a um filme ou saia para dar um passeio noturno com o cachorro.
  5. Tenha lanches saudáveis sempre à mão - como pipoca estourada em ar quente ou biscoitos de arroz para aquelas horas em que bate a vontade de mastigar. Tente também tiras de legumes, como cenoura, para acabar com a vontade de algo crocante.

 

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Matheus Motta Nutricionista no Vigilantes do Peso. Com mais de 5 anos de experiência na área atuando em atendimento personalizado, ele é responsável por todo o conteúdo do programa sobre alimentação, saúde e bem-estar.