Dicas E Artigos

Alimentação saudável é uma questão de costume. Veja agora como começar.

Siga as dicas e, um passo de cada vez, tenha uma vida mais saudável e ativa

 

Seja para perder peso ou garantir uma vida mais longínqua, o processo de mudança de hábitos deve passar, necessariamente, pela escolha certa dos alimentos que serão ingeridos.

O melhor caminho para a adoção de um estilo de vida com mais qualidade é saber escolher as melhores refeições. Mas, se você acha que isso significa fazer dietas muito restritivas, nós estamos aqui para provar o contrário.

Leia esse artigo até o final e descubra que é possível ter uma alimentação saudável, perder peso e promover o bem-estar com a adoção de medidas simples e atividades que podem ser realizadas sem maiores problemas. 

Benefícios de uma alimentação saudável

 

Comer bem implica em qualidade de vida, bem-estar, saúde, disposição e elevação da autoestima. Quando você opta por um cronograma alimentar livre de gorduras, sódio e açúcares, seu organismo passa a ter mais equilíbrio.

Do ponto de vista da saúde física, uma rotina pautada em refeições equilibradas promove a saúde do coração, dos rins e do fígado, por exemplo. Além disso, ela diminui consideravelmente os riscos de infarto, diabetes e hipertensão.

Os benefícios também são direcionados à saúde mental. A alimentação adequada evita quadros de estresse, ansiedade, insônia e depressão. Quando comemos por impulso, o prazer que sentimos pelo alimento é passageiro. Depois desse período, a sensação de culpa pode gerar quadros de tristeza e sensação de incapacidade. 

A alimentação saudável também é capaz de promover os seguintes benefícios: 

Garante mais energia: Você sentirá mais disposição para trabalhar, estudar, se divertir e praticar exercícios sem maiores sofrimentos. 

Previne doenças: Os alimentos ricos em nutrientes têm o poder prevenir câncer, perda óssea, gastrite e outras enfermidades. 

Proporciona crescimento saudável: Bons alimentos garantem o melhor desenvolvimento e a renovação de músculos, ossos, tecidos, pele e sistema nervoso. 

Regula a produção de hormônios: A alimentação equilibrada evita problemas relacionados à tireóide, insônia e infertilidade. 

É importante que você saiba que, para desfrutar de todos esses benefícios, o ideal é também praticar exercícios com regularidade. Esse hábito contribui para o ganho de massa muscular e perda de gordura. 

Como ter uma alimentação saudável

 

A melhor estratégia para se alimentar da maneira adequada e sem mudanças muito radicais é inserir em sua rotina pequenos novos hábitos e escolhas. Se você não conseguir aderir a todos, não se culpe.

Lembre-se de que tudo deve ser feito no seu tempo e um passo de cada vez. A  seguir, veja algumas dicas que você pode seguir para ter uma alimentação saudável. 

Pondere o que é possível de ser realizado e o que demandará um pouco mais de tempo. O importante é você focar em sua saúde e bem-estar e ir adentrando a esse novo modo de vida sem cobranças ou ansiedade. 

Não fique sem comer: Fazer pequenos lanches entre as refeições é fundamental para manter o organismo em perfeito estado de funcionamento. Isso também garante que o metabolismo receba a energia necessária para trabalhar. 

Fuja de dietas milagrosas: Dietas muito restritivas, além de serem pouco saudáveis, implicam no famoso efeito sanfona. Cuidado! Os efeitos nocivos dessas promessas milagrosas podem ser mais sérios do que você imagina. 

Prefira alimentos naturais: Evite produtos industrializados, frituras, refrigerantes e molhos processados. O melhor caminho é ter o hábito de preparar as próprias refeições, sempre dando prioridade aos alimentos frescos, sucos naturais, massas integrais entre outros.  

Faça substituições: Sempre que possível, substitua os alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves. Não vai ser difícil encontrar receitas de macarrão de abobrinha, arroz de couve-flor e atum em água, por exemplo. 

Coma mais vegetais: O consumo regular dos chamados FLVs (frutas, legumes e verduras) promove a ingestão de fibras e agentes que atuam como antioxidantes naturais no organismo.

Como unir alimentação saudável e sustentabilidade

 

Quando você adere a um estilo de alimentação saudável, a rotina sustentável também passa a fazer parte da sua vida. Um conceito está vinculado ao outro porque você passa a priorizar refeições mais naturais.

O processo de fabricação de um alimento processado conta com gastos consideráveis de água e descartes que prejudicam o meio ambiente. Além disso, as embalagens, na maioria dos casos, vão para o mesmo destino: o lixo comum.

Se você deseja priorizar sua saúde e contribuir para o equilíbrio ambiental, a dica é seguir as seguintes estratégias:

Segunda sem carne: A iniciativa surgiu após a constatação de que são necessários cerca de 3800 litros de por dia para a produção de carne para 1 pessoa.

Além disso, os vegetais destinados à alimentação de um bovino poderiam nutrir uma quantidade significativa de pessoas. Cada quilo de carne bovina emite 335 quilos de gás carbônico, esse valor equivale a dirigir um carro por cerca de 1500 quilômetros.

Apesar de a campanha fazer referência à segunda-feira, você pode escolher o dia que mais apropriado para não consumir carne. E os benefícios não são apenas para o meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, uma dieta com menos carne reduz os índices de mortes causadas por doenças cardíacas e AVC. Dessa forma, inserir no cardápio alimentos de origem vegetal promove saúde para as pessoas e para o planeta.

Alimentos orgânicos: Além de proteger o solo e garantir que os nutrientes estejam sempre presentes nas safras, a agricultura orgânica gasta menos energia e gera 40% menos gases de efeito estufa. 

Evite o desperdício: O desperdício de alimentos envolve gastos excessivos de água e queima de combustível. Isso também gera complicações sociais graves, já que vivemos em contextos de desigualdade social extrema. 

Para evitar o desperdício de alimentos, vá ao supermercado munido de uma lista de compras e adquira somente o que foi planejado. Evite promoções, principalmente  as famosas “leve 3, pague 1”. Guarde e conserve os alimentos de maneira apropriada. Use a criatividade para reaproveitar as pequenas quantidades que sobrarem.

Alimentação saudável e longevidade

 

Ter uma rotina pautada em refeições saudáveis prolonga a vida. Se você deseja ter dias mais leves e executar suas atividades com mais qualidade, foco e concentração, não só a escolha dos alimentos certos, mas também a forma como você os consome poderá te ajudar.

Por isso, assim como você organiza seus horários de trabalho, providencia as roupas para cada ocasião e seleciona a playlist adequada para seu estado de espírito, o mesmo deverá ser feito em relação às refeições. Atente-se para os seguintes elementos:

Planeje o que você irá comer: Deixar a alimentação refém do acaso, na maioria das vezes, implica em escolhas erradas. O ideal é você planejar todas as refeições que serão feitas ao longo da semana.

Aposte em pratos variados: Para não enjoar de determinada receita, coloque sua criatividade em prática e providencie pratos diferentes. Sempre inclua alimentos com texturas, cores e sabores variados.

Informe-se sobre os componentes nutricionais dos alimentos: Tenha o hábito de ler o rótulo das embalagens quando for ao supermercado ou a outros estabelecimentos. Compare a quantidade de sódio, corantes e açúcares e sempre priorize o produto com menor índice desses elementos. 

Priorize os produtos integrais: Ficar livre por completo dos alimentos industrializados nem sempre é tão simples. Por isso, na hora de comprar esse tipo de produto, invista em iogurtes naturais, pães integrais e cereais sem açúcar refinado.

Alimente-se em ambientes tranquilos: O espaço onde a gente realiza as refeições faz toda diferença na hora de promover uma alimentação de qualidade. Dê preferência a lugares tranquilos, com boa luminosidade e temperatura confortável.

Evite distrações: Celulares, televisão, músicas altas e agitadas e excesso de conversas devem ficar longe dos momentos de alimentação. Foque no que você está comendo e evite estresse, problemas de trabalho e discussões. Essas situações fazem com que a gente perca a noção da quantidade de comida que estamos ingerindo.

Preste atenção nos alimentos: Mastigue sem pressa e sinta prazer no que está comendo. A mastigação tranquila promove mais saciedade, mesmo que você esteja ingerindo uma quantidade menor de comida. 

Aposte na variedade: A não ser que seu médico tenha prescrito uma dieta restritiva por conta de problemas de saúde, como diabetes ou doença celíaca, por exemplo mantenha seu cardápio sempre variado, com fonte de fibras, proteínas e sabores que te agradam. 

Estabeleça metas: Conhecer os principais nutrientes que são indispensáveis para a saúde ajudará a construir um cardápio completo. Elabore um cronograma que inclua a quantidade necessária de vitaminas. Para isso, a melhor estratégia é contar com os serviços de uma equipe especializada em reeducação alimentar. 

Hidrate-se: Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Isso equivale a, aproximadamente, 8 copos. A água é responsável por manter a pele hidratada, além de ser o principal meio de transporte de vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C. 

Outro grande benefício da água é que ela garante que nosso organismo fique mais ativo. Isso nos dá as condições necessárias para trabalhar melhor, estudar com mais foco e cumprir com as rotinas de atividades físicas. 

Tenha paciência e persista: A adoção de rotinas alimentares mais saudáveis não acontece do dia para a noite. Se você não tem o hábito de consumir frutas ou vegetais, deve pensar que precisará de um processo para se adaptar a eles.

O importante é não desistir de ter uma alimentação saudável na primeira tentativa. Crie estratégias que sejam mais confortáveis para você. Estimule seu paladar aos poucos. Se não gostar de determinado alimento, não o exclua de sua vida. Prove de novo depois de um tempo.

Não se esqueça de que você não está só. O Vigilantes do Peso conta com Workshops, planos de emagrecimento digital e presencial e uma equipe de especialistas para te dar todo o apoio de que você precisa.