Chá de Banana, Um Poderoso Aliado da Sua Saúde

Para ter a certeza de que essa bebida pode promover uma série de benefícios para seu corpo, leia o artigo com bastante atenção.

A banana é uma das frutas mais consumidas do mundo. Isso se deve ao fato de ela ser, além de saborosa, altamente nutritiva. Entre as possibilidades de preparo de receitas doces e salgadas nós encontramos o chá de banana.

Você já ouviu falar sobre os seus benefícios? Selecionamos as principais informações sobre essa bebida que, se consumida corretamente, pode ser uma ótima aliada da saúde e do emagrecimento. Confira.

Como o chá de banana é feito?

O chá de banana pode ser feito somente da casca ou da fruta. Você pode preparar como preferir. Confira o que deve ser feito para que ele conserve todas as propriedades nutricionais do ingrediente principal.

Chá de casca de banana

Ingredientes: Casca de uma banana média e 750 ml de água.

Modo de preparo: Antes de remover a casca da banana, lave com água corrente para remover toda a sujeira. Após a limpeza, descasque a fruta e adicione a casca à água. Deixe ferver em fogo baixo por, aproximadamente, 15 minutos.

Remova a casca da água e, se preferir, adicione canela, melado de cana ou mel para tomar o seu chá de banana. Para evitar desperdício, use a casca da banana para preparar smoothies, bolos, entre outros pratos.

O ideal é que a bebida seja consumida em até 24 horas após o preparo para que o organismo absorva o máximo de nutrientes.

Imagem de celular com a tela aberta no aplicativo dos Vigilantes do Peso ao lado da seguinte frase: "Transforme sua vida e seja saudável"

Quais são os benefícios do chá de banana para a saúde?

A banana é rica em vitamina B6, potássio, magnésio, manganês, cobre, entre outros nutrientes. Suas propriedades nutricionais são ótimas para o bom funcionamento do sistema imunológico.

É importante que você saiba que a casca da banana tem mais níveis de antioxidantes em comparação com a fruta. Isso significa que a bebida preparada com a casca pode aumentar ainda mais a absorção desses compostos benéficos.

Confira outros benefícios do chá de banana:

Reduz o inchaço: O chá de banana é rico em potássio, responsável pela regulação do balanço hídrico, pressão sanguínea e das contrações musculares. Ele atua equilibrando os níveis de sódio, regulando assim os fluidos nas células e reduzindo o inchaço.

Auxilia no sono: O potássio, magnésio e triptofano presentes na fruta promovem maior relaxamento muscular. Além disso, eles auxiliam na produção da serotonina e melatonina, hormônios indutores do sono.

Conteúdo relacionado: Tudo sobre a relação sono e emagrecimento.

Melhora o desempenho cardíaco: O chá de banana é rico em catequina, antioxidante que ajuda a manter o nível adequado da pressão sanguínea, reduzindo assim os riscos de derrames, entre outras doenças do coração.

Protege a pele: A bebida ajuda a diminuir a irritação e o inchaço na pele causados por alergias ou outros tipos de dermatite. Além disso, ela é importante aliada no processo de cicatrização de feridas.

Melhora o humor: Graças à capacidade de estimular a produção de serotonina, o chá de banana ajuda a reduzir o estresse e a tensão, garantindo assim a melhora do humor.

Protege a visão: A luteína presente na casca de banana colabora com a proteção da visão, sobretudo no período noturno. Além disso, ela auxilia na prevenção de catarata e degeneração macular.

Você conhecia todos esses benefícios do chá de banana? Conte com o WW Vigilantes do Peso para adotar hábitos cada vez mais saudáveis no seu dia a dia. Faça parte do nosso programa de reeducação alimentar e descubra que emagrecer com saúde é possível.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de

vida e transforme sua rotina com a gente!