Dicas E Artigos

5 passos para acabar com o inchaço

Se você sofre com a retenção de líquidos, veja essas 5 dicas infalíveis.

Alimentação inadequada, sedentarismo, excesso de sódio/sal. Existem diversos fatores que contribuem para o inchaço e a retenção de líquidos. Para acabar com esses sintomas, veja a seguir alguns conselhos dos Nutricionistas do Vigilantes do Peso:

1. Aumente a ingestão de líquidos, em especial, água. Evite refrigerantes e bebidas gasosas – o gás aumenta a sensação de estufamento.

2. Reduza a ingestão de sal no seu dia a dia. É também importante ficar atento à quantidade de sódio no rótulo do que você compra no supermercado.

3. Invista em alimentos diuréticos. Não sabe quais podem te ajudar? Experimente começar com melão, abacaxi, melancia e pepino.

4. Trabalha muito tempo em uma só posição? Programe alarmes no seu relógio ou celular para se movimentar ao longo do dia. De hora em hora, alongue-se, levante para pegar um copo de água ou ir ao banheiro. Isso vai ativar sua circulação das pernas e pés.

5. Ajude seu corpo a fazer a digestão. Prefira refeições mais leves, com proteínas magras.

IMPORTANTE: A causa dessa retenção deve ser investigada pelo seu médico e é isso vai direcionar as estratégias específicas para combatê-la. 

Sobre o sal

O sal é essencial para o equilíbrio dos líquidos no corpo. Mas, por outro lado, o consumo excessivo é perigoso para quem sofre de hipertensão. Por isso, recomenda-se o consumo diário de sódio de até 2000 mg – o equivalente a aproximadamente uma colher de chá de sal de cozinha.

Atenção: é preciso lembrar que o sal está presente em muitos alimentos industrializados, como cereais e certos itens light ou diet. Fique de olho no rótulo!