O que é a nutrição holística e como ela funciona?
Publicado 28 de Março, 2022

A nutrição holística enxerga a pessoa como um todo, corpo e mente, e busca criar estratégias para equilibrar o lado físico e o emocional

Mais do que um plano alimentar que visa o emagrecimento, a nutrição holística é uma forma de vida. Isso porque ela busca mudar a relação das pessoas com a comida para que elas tenham uma vida mais saudável e equilibrada.

A palavra ‘holística’ vem da palavra grega 'holos' e significa todo ou inteiro. Sendo assim, a nutrição holística não tenta resolver apenas um problema relacionado à alimentação, como o sobrepeso, por exemplo. Mas vê os alimentos como uma forma de fazer com que o corpo e a mente estejam em equilíbrio.

Continue lendo este texto para entender melhor o que é nutrição holística e quais são os benefícios dessa prática.

O que é nutrição holística?

A história da nutrição holística se confunde com a própria história do ser humano. Isso porque, desde os primórdios da humanidade, as pessoas buscam formas de equilibrar o corpo e a mente.

Hipócrates, o pai da medicina, já dizia que não se deve analisar os problemas de saúde de forma isolada, também é preciso levar em consideração a natureza que rodeia as pessoas.

Portanto, a nutrição holística não vê a doença como algo isolado, nisso ela é semelhante à nutrição integrativa. Essas práticas enxergam os problemas de saúde como sintomas de alguma disfunção no corpo, por isso, o que elas tratam não é a doença, mas sim todo o organismo da pessoa.

Como a nutrição holística visa equilibrar o corpo e a mente da pessoa, além dos hábitos alimentares, o nutricionista holístico também vai avaliar:

  • O histórico familiar do paciente;
  • O nível de estresse da pessoa;
  • Como é o trabalho do paciente;
  • Como aquela pessoa se relaciona com amigos, familiares e colegas de trabalho;
  • Se a pessoa possui alguma doença;
  • Como é o sono do paciente.

Ao analisar esses fatores, o nutricionista holístico terá uma visão geral sobre os hábitos e a saúde do paciente. Dessa forma, ele poderá tratá-lo de uma maneira muito mais efetiva.

Como funciona a nutrição holística?

Na nutrição holística, não existe um cardápio pré-estabelecido para todos os pacientes. Isso porque, antes de montar um plano alimentar, o nutricionista holístico precisa avaliar individualmente as necessidades físicas e emocionais de cada paciente.

Contudo, essa prática possui alguns pilares que valem para todos que praticam a nutrição holística, são eles:

  • Dar preferência para alimentos orgânicos e frescos;
  • Evitar proteínas de origem animal;
  • Caso a pessoa vá comer proteína de origem animal, ela precisa dar preferência para os animais criados livremente e sem o uso de antibióticos;
  • Beber muitos chás;
  • Usar muitas especiarias (como cúrcuma, canela, gengibre e pimenta);
  • Evitar alimentos processados, ricos em açúcar e refinados.

Pessoas de todas as idades podem praticar a nutrição holística, uma vez que ela não exclui nenhum grupo alimentar, mas busca entender as necessidades dos pacientes.

Além disso, quem segue um plano alimentar holístico deve variar os alimentos que come, para que possa ingerir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e fazer exercícios físicos regularmente.

Contudo, quem quer emagrecer precisa saber que essa prática não trará resultados rápidos. Isso porque, a nutrição holística está mais relacionada ao processo de reeducação alimentar, no qual a pessoa aprende quais são os alimentos que fazem bem para ela e como substituir as comidas processadas, que não são nutritivas.

Portanto, quem aplicar os conceitos da nutrição holística vai conseguir emagrecer de uma maneira mais saudável.

Quais são os benefícios dessa prática?

A nutrição holística pode trazer vários benefícios para quem segue essa prática, sendo que os principais são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Aumento da disposição;
  • Melhora do humor;
  • Redução dos sintomas da TPM;
  • Redução do estresse;
  • Emagrecimento;
  • Diminuição da retenção de líquido;
  • Melhora da cognição;
  • Retardo do processo de envelhecimento.
Qual é a diferença entre a nutrição holística e os outros métodos nutricionais?

A nutrição holística é diferente da nutrição tradicional, uma vez que o modelo tradicional tem como foco tratar o problema ou a doença do paciente. Por exemplo: a pessoa está com sobrepeso, então recebe uma dieta para emagrecer, ou, o paciente está com hipertensão, então recebe uma dieta para fazer a pressão arterial diminuir.

Já na nutrição holística, o foco principal não é a doença, mas o indivíduo como um todo. Por isso, ela não trata o problema de saúde do paciente, mas vai mais fundo, buscando curar todo o corpo e mente da pessoa.

A nutrição holística também é muitas vezes confundida com nutrição ayurveda. Contudo, a dieta ayurveda leva em consideração o dosha da pessoa (esse conceito se refere a constituição de cada indivíduo), o que não é abordado pela nutrição holística.

Portanto, se você quer ter um estilo de vida mais saudável, emagrecer com saúde e equilibrar o seu corpo e a sua mente, a nutrição holística pode ser uma boa opção.

Se você quer mudar seus hábitos alimentares e emagrecer de forma saudável, conte com todo o apoio necessário para começar a reeducação alimentar com o Programa WW, cientificamente comprovado e perfeito para perder peso, aumentar a qualidade de vida e melhorar a saúde.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!