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Gerencie seu tempo

Pequenas atitudes são boas estratégias para garantir uma alimentação mais saudável de um jeito mais ágil.

Com a rotina agitada do dia a dia, muitas vezes não temos tempo para cuidar da alimentação de maneira adequada, o que pode levar a escolhas não tão saudáveis e prejudicar a busca pelo emagrecimento.

Veja algumas dicas sobre como gerenciar melhor seu tempo e na construir bons hábitos alimentares:

1. Prepare uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Com a lista em mãos, você economiza tempo indo direto ao ponto, aumenta as chances de não esquecer de nenhum item e garante que estará levando para casa somente o que precisa, evitando a compra de produtos desnecessários.

2. Organize a despensa. Arrume a despensa de forma a ter sempre à mão os produtos que você utiliza mais. Separe os alimentos por prateleiras - temperos, cereais, molhos, sucos e leite. Assim você não perde tempo procurando um item e ainda facilita a confecção da sua lista de compras.

3. Compre frutas e legumes já cortados e descascados. Hoje em dia é comum encontrar, nas feiras e supermercados, abacaxi, melancia, abóbora e aipim já cortados e descascados; mix de folhas higienizados; seletas de legumes já cortadinhos em saquinhos ou bandejas. Utilize essa praticidade a seu favor e aumente o consumo de frutas, legumes e verduras.

4. Separe as carnes em bifes ou picadinhos. Carne, frango ou peixe cortados e separados em filés ou cortados em cubinhos irão economizar tempo na hora de preparar as refeições.

5. Planeje as refeições da semana. Se você sabe que a semana será muito corrida, utilize o final de semana para deixar refeições prontas ou pré-preparadas. Congelar o feijão, a lentilha ou o grão-de-bico em pequenas porções, já deixar o arroz pronto e os legumes cozidos na geladeira e ter sempre à mão frutas ou iogurtes para o lanche irá economizar tempo e diminuir os riscos de escolhas erradas na hora de se alimentar.

6. Invista em alimentos que não precisam ser preparados antes de consumir. Frutas como maçã, pera, banana, uva e morango; torradas integrais, iogurte desnatado e cereais matinais integrais e sem açúcar são opções rápidas e nutritivas para um lanche que pode ser levado para o trabalho ou para a faculdade.