Dicas E Artigos

Guia de Compras WW

Nada de se perder no supermercado. Conheça nossos truques para manter o foco!

image

Maneiras de fazer escolhas inteligentes no mercado

Uma ida ao mercado sem planejamento pode ser um desperdício de tempo, dinheiro e possivelmente de sua Cota Diária de ProPontos. Quanto mais completa for sua lista de compras, mais provável que você fique firme no seu plano durante a semana e resista a tentações no mercado. Por isso, confira nosso Guia de Compras:

  1. Saiba o que vai comer durante a semana. Planeje suas refeições: café da manhã, almoços e jantares; para você e o resto da casa.
     
  2. Saiba o que tem na despensa. Confira a geladeira e armários para ter certeza de que tem os itens de que precisa para a semana.
     
  3. Saiba o que precisa comprar. Escreva tudo em uma folha ou aplicativo de celular. Siga à risca a lista e você ficará bem.
     
  4. Utilize o leitor de código de barras do seu aplicativo para que você possa comparar os ProPontos dos alimentos em cada seção do mercado.
     
  5. Coma antes de ir. Vai te ajudar a se manter na lista e resistir as tentações.
     
  6. Vá sozinho. Ir as compras é relativamente mais rápido se não for acompanhado. Planeje idas ao mercado quando as crianças estiverem na escola ou tenha alguém cuidando deles enquanto você faz as compras. Será mais fácil manter-se focado na sua lista e você não se preocupará com itens que de alguma forma apareceram no seu carrinho.
     
  7. Organize sua lista de compras de acordo com as seções do mercado. A maioria dos mercados colocam as frutas, legumes e verduras no fundo para que você tenha que passar por todos os tipos de tentações até pegar itens básicos do dia a dia. Ir apenas nas seções de que precisa minimiza o risco de tropeços nas compras. 


     

  8. Ou, compre por perímetros. Você já sabe que verduras costumam ficar no fundo da loja. Carne e peixe estão normalmente próximos também. A maioria dos processados estão pelas seções do centro, então quanto menos você caminhar, melhor.
     
  9. Cuidado com as atrações no final das seções. Mercados disponibilizam itens apelativos e calóricos próximos aos caixas, garantindo que você os tenha à vista na hora de pagar. Nem sempre são ofertas que valem à pena. A não ser que esteja na sua lista, não caia nessa.
     
  10. Repense compras a granel. Você realmente precisa comprar cinco pacotes de bacon pelo desconto, ou pode comprar apenas um?
     
  11. Encontre uma “saída segura”, sem aquelas tentações de doces e snacks.
     
  12. Deixe as amostras na bandeja. Se você não sabe se o sabor é bom, você não vai querer comprar. Se precisar, diga a você mesmo que aquela amostra grátis do produto está ali há horas e várias pessoas colocaram a mão nela.
     
  13. Decida quando é inteligente economizar dinheiro ou tempo. Claro que abacaxi cortado é o dobro do preço do inteiro. Mas talvez você não tenha tempo de levar o abacaxi para casa, cortá-lo, embalá-lo em recipientes e limpar. Então, ao invés de gastar dinheiro com coisas que você não vai comer, considere gastar um pouco mais pela conveniência de ter alguém fazendo esse trabalho para você.
     
  14. Vá fundo com grãos integrais. Deixe a massa e o arroz branco nas prateleiras, e procure por massas, pães, arroz integrais e outros grãos como triguilho, quinoa e farro.
     
  15. Visite a seção de orgânicos. Geralmente você vai encontrar grãos integrais por aqui que não ficam com os grãos normais. Provavelmente vai encontrar uma variedade maior de grãos e outros produtos (cereais matinais, biscoitos e pães) que os utilizam.