Alimentação
7 dicas de planejamento alimentar para facilitar o processo
Publicado 1 de Abril, 2022

Ter uma alimentação saudável e balanceada nem sempre é fácil, principalmente se você está em um processo de reeducação alimentar. Por isso dicas de planejamento alimentar são tão importantes.

O seu dia a dia provavelmente é muito corrido. São muitos afazeres relacionados ao trabalho e à vida pessoal. Por causa dessa grande quantidade de tarefas diárias, muitas pessoas acabam não se alimentando direito. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas de planejamento alimentar, para que você possa comer bem todos os dias.

Você pode até achar que se alimentar de maneira saudável é difícil. Contudo, saiba que com um pouco de planejamento e organização é possível fazer refeições balanceadas todos os dias. Além disso, você não precisa perder muito tempo com o preparo dos alimentos.

Continue lendo este artigo para descobrir quais são as principais dicas de planejamento alimentar para quem quer ter uma alimentação saudável no dia a dia e quais são os benefícios dessa prática.

Qual o principal objetivo de um planejamento alimentar?

O planejamento alimentar tem como objetivo organizar a rotina de refeições para que as pessoas se alimentem de uma maneira saudável.

Com essa prática, é possível programar antecipadamente o que você vai comer ao longo da semana, além de também planejar quando e como vai preparar esses alimentos.

Sendo assim, quem faz um planejamento alimentar tem como objetivo organizar a sua alimentação, para que possa ter uma dieta saudável para a semana.

Benefícios do planejamento alimentar no dia a dia

O planejamento alimentar permite que as pessoas organizem as refeições de cada dia da semana de maneira simples e prática.

Sendo assim, quem faz um planejamento já sabe antecipadamente tudo o que vai comer no dia e na semana. Portanto, a pessoa não vai precisar perder tempo pensando no que vai preparar em cada refeição.

Contudo, o planejamento alimentar não é somente um cardápio, pois seu objetivo não é simplesmente mostrar quais alimentos a pessoa vai consumir em cada refeição.

O planejamento alimentar também tem a ver com o processo de compra e de preparo dos alimentos. Isso porque, ao fazer esse planejamento, você já saberá tudo o que vai comer ao longo da semana. Sendo assim, você pode sair para comprar todos os ingredientes de uma só vez, sem ter que perder tempo indo ao supermercado várias vezes.

Os principais benefícios do planejamento alimentar são:

  • Organizar o cardápio semanal;
  • Otimizar o tempo da pessoa, já que ela só terá que ir ao supermercado uma vez por semana e poderá antecipar o preparo das refeições;
  • Fazer com que a pessoa coma mais alimentos saudáveis.

Como montar um planejamento alimentar para o dia a dia

Confira agora 7 dicas práticas de como montar um planejamento alimentar e comece a comer de maneira saudável todos os dias.

1. Inclua a sua família nesse processo

Se você mora com outras pessoas, é importante convidá-las para participar do processo de planejamento alimentar. Dessa forma, você conseguirá montar um cardápio que agrade a todos.

2. Escolha um dia da semana para fazer o planejamento e as compras

Separe um dia da semana, o ideal é que seja no domingo, para fazer o planejamento alimentar da semana seguinte. Reserve um tempo para escolher os alimentos, as receitas e preparar o cardápio.

Em seguida, confira quais alimentos você já tem na sua despensa e na geladeira. Então, faça uma lista de compras com tudo o que você precisa comprar para preparar as refeições da semana seguinte.

3. Separe receitas que são fáceis de fazer

Se você não tem muito tempo para cozinhar, ou não possui muita prática na cozinha, selecione receitas fáceis para fazer ao longo da semana. Dessa forma, você vai otimizar o preparo das suas refeições e terá mais tempo para se dedicar a outras atividades.

4. Anote o seu planejamento alimentar

É muito importante que você coloque o seu planejamento alimentar no papel. Caso contrário, você pode se esquecer do que planejou e acabar comendo alimentos industrializados, pois são mais fáceis de preparar.

Portanto, faça um cardápio semanal e coloque-o em um local visível. Você pode fazer esse cardápio manualmente, ou em uma planilha do Excel ou usando aplicativos ou softwares como o Canva, que já possui alguns modelos de cardápio prontos para você preencher.

Você pode deixar um espaço no seu cardápio para anotar quais refeições foram preparadas previamente. Além disso, você também pode escrever qual será a forma de preparo de cada ingrediente. Isso vai fazer com que você ganhe tempo no dia a dia.

5. Prepare algumas refeições com antecedência

Alguns dias são muito corridos, por isso, nem sempre temos tempo de cozinhar todos os dias. Sendo assim, você pode preparar algumas refeições antecipadamente e só esquentá-las na hora de comer.

Você pode tirar um dia da semana que seja mais tranquilo para você, preparar várias refeições e congelá-las. Dessa forma, você já terá um prato pronto na hora em que for comer e não vai ter que gastar o seu tempo cozinhando nos dias em que você tem mais coisas para fazer.

6. Prepare alguns lanchinhos

Sabe quando bate aquela fome entre as principais refeições e você não sabe o que comer, ou pior, você está na rua e acaba comendo um salgado gorduroso para saciar o apetite. Para que isso não aconteça, você deve preparar alguns lanchinhos e levá-los com você sempre que for sair de casa.

Esses lanchinhos podem ser algumas oleaginosas (castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas), ou uma fruta, como uma banana ou maçã. Dessa forma, quando você ficar com fome terá algo saudável para comer.

7. Coloque um lembrete no seu celular

Caso você trabalhe fora, prepare as suas refeições no dia anterior e programe um lembrete no seu celular para lembrar de pegar a sua comida na geladeira antes de sair de casa.

Quem quer emagrecer, ou simplesmente quer ter uma alimentação saudável, precisa fazer um planejamento alimentar. Caso contrário, as chances de não conseguir organizar as suas refeições e acabar comendo alimentos industrializados são grandes.

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