Dicas E Artigos

Alimentação planejada e prática

Organize-se e não saia da linha por causa do dia a dia corrido.

A falta de tempo é a queixa mais comum das pessoas que procuram melhorar seus hábitos alimentares e acabam recorrendo aos fast foods. Mas um pouco de planejamento e força de vontade podem ser de grande ajuda nessa hora.

Confira algumas dicas de como tornar mais prática e saudável a alimentação no dia a dia:

Refeições em casa

  • Planeje um cardápio para a semana e faça uma lista de compras. Frutas e legumes podem ser deixados cortados, descascados e até cozidos na geladeira para facilitar a hora de preparar a comida.
     
  • Tenha sempre na despensa alimentos coringas, como ovos, farinha, aveia, arroz, macarrão, leite e temperos. Na hora da pressa você pode recorrer a uma omelete rápida, uma salada de massa ou uma vitamina.
     
  • Evite comprar doces, biscoitos e salgadinhos para não cair em tentação. Tenha em casa iogurte, frutas frescas e secas, biscoitos e pães integrais para lanches saudáveis ao longo do dia.

Refeições no trabalho ou na rua

  • Se a empresa fornece refeição, olhe o cardápio da semana e já imagine as combinações saudáveis que você pode fazer.
     
  • Sugira que ofereçam no refeitório opções para quem está buscando uma alimentação mais saudável: mais saladas, frutas, arroz integral; menos frituras e doces.
     
  • Caso leve suas refeições de casa, você pode tirar um dia para preparar vários alimentos que gerem combinações para consumir durante a semana. Por exemplo, deixe legumes como cenoura, batata, chuchu e brócolis já cozidos, arroz pronto. Congele pequenas porções de feijão e prepare um frango desfiado ou carne moída. Essas são formas práticas de montar sua refeição saudável e saborosa, mesmo quando aquecida no micro-ondas.
     
  • Busque saber quais são os restaurantes próximos que oferecem opções mais saudáveis e fuja dos fast foods. Coloque no prato bastante salada, legumes, carnes magras - grelhadas ou cozidas, arroz ou massa integrais.
     
  • Leve frutas frescas, pequenas porções de frutas secas, iogurte ou sanduíches naturais para consumir na hora do lanche ou quando sentir fome.
     
  • Monte pequenos saquinhos ou potinhos com castanhas, passas, damasco, amendoim torrado e nozes que podem ser levados na bolsa e consumidos facilmente na rua.