A autoestima é a sua melhor amiga, converse com ela

Entenda o que é autoestima, por que ela é importante e o que você pode fazer diariamente para elevá-la

Nossas ações dependem da forma como nos vemos. Se temos baixa autoestima, podemos desenvolver sentimentos de rejeição, insatisfação ou desprezo em relação a nós mesmos. Isto traz consequências indesejáveis.

Por isso que a autoestima é a sua melhor amiga e você deve trabalhá-la diariamente. Nesse artigo, iremos te mostrar algumas dicas importantes para melhorar a forma como você olha para si mesmo.

O que é autoestima?

Autoestima é a opinião que cada um tem sobre si, qualidade de quem se valoriza e demonstra confiança em seus atos e julgamentos. Em outras palavras, ela diz respeito à capacidade de se amar, aceitar e respeitar a própria personalidade e aparência.

A busca por esse sentimento é uma constante para muitas pessoas. A insegurança e sentimento de inadequação, presentes em diversas mentes, podem começar com uma piada de mal gosto e terminar em uma incerteza que acaba por limitar a vida e prejudicar a saúde.

Qual é a importância da autoestima?

Uma autoestima saudável sustenta todas as experiências positivas das nossas vidas e influencia todas as nossas decisões mais significativas. Dessa forma, ela molda o tipo de vida que criamos.

Se você tem uma baixa autoestima, acaba se limitando de diversas formas. O diálogo interno negativo, consciente ou inconsciente, nos faz acreditar que o que pensamos é verdade, e nosso comportamento muda de acordo com a forma como nos sentimos.

O que fazer para melhorar a autoestima?

É fundamental trabalhar a sua positividade. A autoconfiança vai te ajudar a dar o melhor de si em diversas situações e a potencializar o seu desempenho. Confira as nossas dicas e não esqueça de inseri-las no seu dia a dia.

Pense em suas qualidades

Todo mundo tem características que gostaria de melhorar, porém, tem também muitas coisas boas para oferecer. Quando bater aquele baixo-astral, tente pensar no que você tem de bom e faz bem.

Faça exercícios

Não precisa virar um atleta, mas cuidar do corpo tem impacto em nossa mente. Comece devagar, com exercícios simples de alongamento ou um esporte que goste de praticar. Dessa forma, você cuida da saúde e melhora a sua autoestima.

Mulher negra sentada com as pernas cruzadas em cima da cama fazendo um alongamento com os braços para cima

Experiências são importantes

A nossa insatisfação pessoal é resultado da repetição de algumas situações, como críticas frequentes de alguém próximo ou metas inalcançáveis. Saiba eliminar o que não te ajuda: opiniões construtivas servem para nos impulsionar e implicâncias devem ser ignoradas.

Se faça feliz todos os dias

Sabe aquela música que te faz dançar loucamente no quarto ou aquele prato fácil de fazer e muito gostoso? Use esses momentos e se dê um toque de felicidade todos os dias. Fazer o que se gosta diariamente é um ótimo remédio contra a baixa autoestima.

Priorize-se

A sua vontade não deve ser calada por outras pessoas. Se dê ouvidos e cuide de si mesmo em primeiro lugar. Ao entender os seus desejos e dar ouvidos a eles, você se liberta e a sua autoestima cresce aos poucos.

Saia da sua zona de conforto

Deixe seu passado para trás e decida avançar. Proponha-se a experimentar coisas diferentes, conhecer pessoas novas. Explore as suas possibilidades e não se agarre aos seus medos.

Interaja mais

Por timidez, receio de não saber o que dizer, algumas pessoas acabam se isolando. Rompa essa barreira, respeitando o seu próprio tempo. Entre na nossa comunidade que, além de acolhedora, vai te possibilitar entrar no Connect, nossa rede social com muita gente legal pronta para bater papo e trocar experiências, ou puxe assunto com aquela pessoa da academia! Interagir faz parte de um processo de motivação.

Pensamentos positivos

Um pequeno pensamento, ou frase, pode mudar todo o seu dia. Não deixe que planos interrompidos ou alguém de mau humor influencie seu estado de espírito. Quando você emana positividade, atrai apenas coisas boas.

Expresse as suas peculiaridades

O seu estilo, modo de falar ou o seu jeito de fazer algo é só seu. Abrace suas características e não tente agir como outra pessoa. Ninguém tem o direito de decidir como você deve se comportar, ser diferente é o que nos faz ser interessantes.

Estas são apenas algumas dicas para melhorar a sua autoestima e qualidade de vida. Dedicar-se a se aprimorar é uma das melhores escolhas que você pode fazer por você e por seus objetivos, não importa quais sejam eles.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!