Dicas E Artigos

Construa uma imagem positiva de si mesmo

Melhorar como você se sente sobre seu corpo deve estar no topo de sua lista de tarefas.

“Meu nariz é muito grande”. “Eu queria ter aquelas sobrancelhas”. “Se pelo menos minhas coxas fossem menores”... Soa familiar? Se sim, continue lendo. Vamos falar sobre o quanto você é linda e como é importante aprender a amar o que vê no espelho!

Pare de se comparar a outras pessoas

Se você já se comparou a uma celebridade ou desejou ter o tipo físico de uma amiga, não está sozinha. Mas já se perguntou por que temos sempre um ideal de beleza? Querer se encaixar é o que impulsiona esse comportamento. E a ascensão das mídias sociais e imagens publicitárias só fez crescer e naturalizar essa atitude negativa.

Jogar esse jogo é se auto sabotar. Em outras palavras: você vai achar mais difícil começar e manter um estilo de vida saudável ao encontrar defeitos em tudo e, consequentemente, se derrotar antes mesmo de começar.

Então aqui vai o primeiro passo: valorize-se e lembre-se de que todos são diferentes.

Concentre-se em realizações

Ao associar autoestima apenas com a aparência física, você ignora a importância dos valores, habilidades e personalidade das pessoas. Então, ao invés de observar somente o que está por fora, comemore conquistas de saúde, como aumento da aptidão, energia, flexibilidade e resistência. Pense em sua força e postura. E coloque as coisas em perspectiva; é natural para o seu corpo mudar com o tempo. O foco deve ser como você se sente, não como você se olha.

Seja positiva!

Continua sendo muito dura consigo mesma? Relembre sua história e respeite os processos pelos quais seu corpo já passou. Você pode ter dado à luz, superado uma doença ou lesão, ou simplesmente percorreu um longo caminho para chegar onde está hoje. Lembre-se que a imagem do seu corpo é um sentimento; às vezes você vai se sentir bem, outros dias nem tanto. Mas, acima de tudo, evite ser negativa. Combata o desânimo com gratidão e seja você mesma.

E, por último, se está lutando com questões negativas de imagem corporal, falar sobre isso para um amigo, psicólogo, conselheiro ou nutricionista pode ser uma ótima saída. Não tenha medo de buscar ajuda!