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4 mitos sobre emagrecimento no inverno

Saiba até onde o senso comum sobre o emagrecimento no inverno está certo ou errado.

No inverno você precisa comer mais para manter o corpo aquecido, certo? Também pratica menos exercícios, porque seu metabolismo está mais acelerado e por isso não precisa se esforçar tanto. Será mesmo?

Veja a seguir 4 mitos e verdades relacionados à estação mais fria do ano, respondidos por Matheus Motta, Nutricionista do Vigilantes do Peso.

1- No inverno sentimos mais fome e, por isso, engordamos?

Errado. Com a redução das temperaturas, o corpo passa a necessitar de mais energia para gerar calor e manter a temperatura corporal adequada. Como nossa energia vem do que comemos, o corpo manda sinais para aumentar a fome. No entanto, essa energia a mais que ingerimos é gasta na produção de calor. Como no inverno muitas pessoas ficam mais tempo dentro de casa ou em lugares fechados, sem disposição para sair e encarar o frio, o tédio de ficar “preso” pode acabar se transformando em fome emocional. Isso nos leva a comer mais do que o corpo pede e é isso que leva ao aumento de peso.

2- No inverno o corpo necessita de mais comida?

Certo. A comida serve como um combustível para produção de calor no nosso corpo, logo a sua necessidade é maior quando precisamos aumentar a temperatura do corpo. Estudos com animais indicam que há um aumento da ingestão de alimentos durante a exposição às baixas temperaturas, entretanto esse maior consumo é acompanhado por um aumento da taxa metabólica basal (energia que o corpo gasta em repouso), o que mantém um equilíbrio e não leva ao ganho de peso.

3- O inverno é uma ótima estação para emagrecer?

Certo. No inverno o metabolismo do nosso corpo acelera, porque o corpo precisa produzir mais calor. Isso ativa mecanismos naturais que queimam gorduras acumuladas. Nessa época do ano, a queima calórica de nosso corpo pode aumentar em até 10%. Mas, para isso acontecer, é preciso controlar a alimentação e não exagerar.

4- Podemos dar um tempo nas atividades físicas, já que o metabolismo está mais acelerado e a queima calórica maior?

Errado. É justamente ao contrário. Já que o metabolismo está trabalhando mais, devemos ajudá-lo com a prática de exercícios e contribuir para o emagrecimento, além de não perdermos o pique para as estações que vêm logo depois: a primavera e o verão.