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Metabolismo x Perda de Peso

É verdade que podemos acelerar nosso metabolismo? Qual a importância da taxa metabólica para perder peso? Nós explicamos tudo.

Você já deve ter ouvido alguém dizer ‘eu tenho um metabolismo lento’, para explicar por que sua manutenção de peso é desafiadora. Mas o que exatamente é o metabolismo? Existe mesmo alguma coisa que você pode fazer para deixa-lo mais ‘acelerado’?

 

Taxa metabólica

Cada organismo controla milhares de processos químicos diferentes diariamente. Dentro desse complexo sistema, existe uma quantidade mínima de energia que o corpo precisa para conduzir suas tarefas. De 40% a 70% da energia que nosso organismo utiliza – a chamada de taxa metabólica basal (TMB) - é gasta somente para nos manter vivos e gerenciar reações químicas – desde a respiração até reparação das células e digestão. Ou seja: quando se fala em metabolismo lento, trata-se de uma TMB baixa.

 

Mitos e verdades

Em um mundo que gira em torno de soluções rápidas, você já deve ter visto inúmeros produtos que pretendem acelerar o metabolismo. Mas a maioria deles, na verdade, promete mais do que realmente faz e podem até mesmo causar efeitos colaterais indesejados ou perigosos.

Para acabar com as dúvidas sobre o assunto, entenda o que é verdade ou fake news sobre o assunto:

 

Pessoas acima do peso possuem um metabolismo mais lento?

Mito! Muitos estudos envolvendo milhares de pessoas ao redor do mundo não encontraram evidências que comprovassem essa teoria, que depende de diversas variáveis.

 

Toda perda de peso é igual?

Não! Quanto menor sua massa muscular, mais lento será o seu metabolismo. A maioria das dietas radicais irá reduzir sua TMB “quebrando” a proteína dos músculos, o que torna mais fácil recuperar a gordura corporal depois.

 

Alimentos, bebidas ou suplementos podem acelerar o metabolismo?

Chá verde, café, pimenta, bebidas energéticas... As evidências sobre a eficácia desses itens são frágeis e o efeito real no seu metabolismo é pequeno, na melhor das hipóteses.

 

A manutenção dos músculos requer mais energia?

Sim! As células musculares necessitam de mais energia para serem mantidas do que as células de gordura. Por isso, pessoas com uma proporção de músculos maior tendem a ter uma TMB mais alta. Isso também explica porque os homens, que tipicamente possuem mais músculos, precisam consumir mais calorias por dia do que as mulheres.

 

Fazer atividades físicas é a resposta?

Sempre! Atividades físicas respondem por 5% a 30% do nosso gasto total de energia. Além disso, têm o potencial de aumentar a massa muscular e, portanto, impactar positivamente a TMB. Embora você não consiga controlar a velocidade do seu metabolismo, você pode controlar o quanto de energia você gasta durante uma sessão de exercícios. Considere uma combinação de modalidades aeróbicas (mais eficientes para a queima de calorias) e treinos de força para aumentar a massa muscular.