Caldo de legumes caseiro

0
Tempo Total
1 h
Preparo
15 min
Cozimento
45 min
Porções
6
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

cebola

1 unid. grande(s)

alho-poró

1 unid., limpo e picado

aipo (salsão)

2 xíc., picado

cenoura

2 unid., fatiadas

alho

6 dente(s) médio(s), picados

água

8 xíc.

salsa fresca

1 xíc.

tomilho fresco

6 ramo(s)

folha de louro

1 folha(s)

Instruções

  1. Destaque uma folha de alho-poró e reserve. Em uma panela grande, misture a cebola, o alho-poró, o aipo, a cenoura e o alho. Cubra com a água e leve ao fogo alto até começar a ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar, com a panela parcialmente tampada, por cerca de 40 minutos. Remova qualquer espuma que apareça na superfície.
  2. Enquanto o caldo cozinha, abra a folha de alho-poró e arrume sobre ela os ramos de salsa, de tomilho e o louro. Feche e amarre com um barbante culinário. Acrescente a combinação das ervas ao caldo nos últimos 10 minutos de cozimento.
  3. Encaixe um coador fino sobre uma tigela grande. Passe o caldo pelo coador, apertando com uma colher para extrair o líquido. Descarte os sólidos. Use o caldo imediatamente ou transfira para recipientes menores e deixe esfriar, cubra e coloque na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses.
  4. Porção: 1 xíc.

Observações

Use este caldo para substituir o caldo industrializado de legumes em receitas de sopas e cozidos. Transfira-o para formas de gelo, congele, desenforme e guarde no freezer em sacos de alimentos próprios para congelamento por até 3 meses.

Você mais feliz e saudável