Atividades Físicas

Tudo sobre artes marciais

Procurando uma modalidade diferente para se exercitar? Confira essas opções!

Se você gosta de se mexer, mas quer sair da rotina, esportes de luta e artes marciais podem ser a escolha certa. Saiba mais sobre algumas modalidades!

Judô

O judô é uma arte marcial japonesa praticada como esporte. A cor da faixa utilizada na vestimenta indica o grau de aprendizado e qualquer um pode praticar a atividade: mulheres, homens, crianças e idosos.

Sobre um tatame, seu objetivo é alcançar um ponto através de determinados golpes: derrubar o adversário, obrigando-o a colocar os ombros no chão, imobilizá-lo por trinta segundos ou usar uma chave-de-braço.

Caratê (ou Karatê)

O Caratê é uma arte marcial de autodefesa, também originária do Japão. Atitudes positivas e autodisciplina são importantes na prática, o que também tem tudo a ver com o programa do Vigilantes do Peso e sua jornada de bem-estar.

O método baseia-se em posições iniciais de equilíbrio, que dão origem aos golpes, que podem ser socos ou chutes. E mais: o controle da respiração é essencial! Ele pode ser praticado a partir dos 11 anos e tem como benefícios a melhora da mobilidade das articulações, coordenação motora, condicionamento cardiovascular e muscular.

Aikidô

A palavra significa harmonia, energia e caminho. A arte marcial, criada no Japão, consiste no equilíbrio: entre seus praticantes e com o universo que os rodeia.

Não há, no Aikido, golpes de ataque, competição ou manifestações de agressividade ou violência. Com ele você aprende a controlar a agressividade, além de eficientes técnicas de defesa pessoal, aproveitando a força do seu oponente.

Jiu-jitsu

O Jiu-Jitsu tradicional é praticado em poucos lugares do mundo e dividido em subestilos. Já o Brazilian Jiu-Jitsu une todas as técnicas em uma. A arte marcial de raiz japonesa tem, hoje, o Brasil como forte referência. 

O esporte utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão. Ele desenvolve defesa e raciocínio, além de reduzir o estresse e manter a calma.

Muay Thai

Também chamado de Boxe Tailandês, começa com um treino de aquecimento animado. E, por exigir bastante do corpo, é uma ótima alternativa para melhorar o condicionamento físico. A atividade de luta é muito completa, pois utiliza várias partes do corpo e trabalha golpes repetitivos em série de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas.