Dicas E Artigos

5 dicas instantâneas contra o stress

Precisa de algumas estratégias para reduzir instantaneamente seus níveis de estresse? Temos algumas táticas infalíveis.

Da próxima vez em que você sentir seus níveis de estresse subindo, não entre em pânico. É simples alterar temporariamente a forma como você respira e se acalmar. Experimente estas cinco estratégias.

1. Aposte na criatividade

Retire da gaveta seus lápis de cor, tintas, blocos de desenho e livros de colorir. Um estudo de 2016 descobriu que se envolver em qualquer tipo de busca artística por 45 minutos faz com que seus níveis de cortisol, um hormônio do estresse, caiam. Não se considera muito artístico? Não importa! Basta se dar uma chance de criar qualquer coisa para isso funcionar. Seja menos crítico e mais livre.

2. O truque 4-7-8

Muito estressado para dormir? Uma técnica de respiração, denominada "4-7-8", pode ajudar. O criador Dr. Andrew Weil o chama de tranquilizante natural para o sistema nervoso. Coloque a ponta da língua atrás dos dentes da frente superior e expire através de sua boca fazendo um som de "whoosh". Inale pelo nariz e conte até quatro, então segure a respiração por sete segundos, depois expire novamente contando até oito. Repita até quatro vezes.

3. Que tal um chiclete?

É cientificamente comprovado, provavelmente devido à reação em cadeia que a mastigação cria, que o chiclete ajuda na redução do nível de cortisol. Pesquisadores dizem que mastigar por apenas 10 minutos é suficiente para ajudá-lo a se sentir menos estressado.

4. Conecte-se com a natureza

Alguns minutos rodeado por verde pode ajudar a reduzir os níveis de estresse. Mas para um verdadeiro alívio, faça disso uma rotina. Cerque-se de plantas em casa e no escritório, caminhe em um parque, toque a folhagem com os dedos, deite na grama.

5. Sorria

Deve ser a última coisa que você deseja quando está estressado, mas quando fazemos um esforço consciente para sorrir diante de uma situação estressante, isso reduz a resposta do estresse físico do seu corpo. Em outras palavras, sua frequência cardíaca não aumentará tanto.