Dicas E Artigos

Calma e forte

Quer fortalecer os músculos, mas aliviar as tensões? Ioga é a resposta para todos os seus problemas.

Mente sã, corpo são. Existe um jeito de melhorar a flexibilidade, queimar calorias e ainda acalmar o coração: a Ioga. A atividade, baseada em práticas de meditação, pode até ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem sofre com questões crônicas de saúde, como dores nas costas e diabetes.

Por isso, preparamos uma sequência de movimentos perfeitos, para iniciantes ou praticantes experientes que desejam dar uma sacudida na rotina. Tudo o que você precisa agora é reservar alguns minutos, respirar fundo e se preparar para alcançar suas metas!

 

A Montanha

 

Fique em pé, com a cabeça e coluna retas, pés paralelos no chão, ombros relaxados. Distribua o peso do corpo harmonicamente entre os lados e mantenha os braços estendidos ao longo do corpo, palmas voltadas para frente. Fixe o olhar em um ponto à sua frente.

 

A Árvore

 

Apoiado em sua perna direita, traga a parte inferior do seu pé esquerdo para tocar seu tornozelo direito (seu joelho esquerdo deve estar virado para fora). Pressione as mãos em posição de oração em frente ao peito. Se você está mais avançado, seu pé esquerdo pode chegar até sua panturrilha ou sua coxa (evite a parte interna do joelho).

Dica para iniciantes: Em vez de juntar as mãos, apoie-se em uma cadeira ou na parede para obter estabilidade.

 

Cachorro Olhando para Baixo

Coloque as mãos no chão, abertas sobre a esteira, e pise com os pés para trás. Empurre o bumbum para cima até criar um "V" invertido com seu corpo e sentir a sua coluna alongar.
 
Dica para iniciantes: Dobre um pouco os seus joelhos.

 

A Prancha

 

Ainda com as mãos abertas sobre a esteira, faça uma linha reta com seu corpo, do pescoço aos tornozelos. Lembre-se de manter os ombros alinhados com mãos e quadris, certificando-se de que seus braços e pernas permaneçam esticados. Você ficará na ponta dos pés e olhando para a frente.

 Dica para iniciantes: Mantenha os joelhos apoiados na esteira.

 

A Cobra

 

Dobre os cotovelos e suavemente abaixe seu corpo até que seu quadril encoste na esteira. As solas de seus pés devem ficar viradas para o alto e seus dedos dos pés curvados para cima. Mantenha ombros e cabeça eretos, olhando para frente. .  

 

Savasana (ou postura do Cadáver)

 

Deite-se de costas, com os braços ao lado do corpo e os olhos fechados. Permaneça assim o tempo que desejar - a ideia é finalizar sua prática em um estado de paz.

Se você é iniciante, faça com que cada pose dure em torno de 5 respirações e mova-se devagar entre elas.

Se você já pratica Ioga, pode acelerar um pouco. Durante as posturas da montanha e da árvore, conte 5 respirações cada. Depois siga em frente e combine cada novo movimento com uma respiração. Mas lembre-se, seu ritmo deve ser confortável!