Dicas E Artigos

Receitas

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Os fins de semana me derrubam!
A calabresa do barzinho com os amigos, o almoço de domingo em família, os churrascos... Como resistir a tudo isso?

Se, dos sete dias da semana, dois (dois e meio, na verdade, se formos contar a noite de sexta) representam uma séria ameaça às suas nobres tentativas de se manter no programa, é hora de tomar uma atitude e definir estratégias para conseguir aproveitar o fim de semana sem prejudicar suas metas de emagrecimento. É claro que, depois de tanto trabalho, você vai querer se divertir um pouco, distrair a cabeça, encontrar os amigos; pois bem, muito natural. O problema mesmo é pensar que não tem como se manter na linha.


Talvez você ainda não tenha conseguido enxergar os fins de semana justamente como uma oportunidade, e não como o vilão das bombas calóricas.

Oportunidade, sim, porque você está mais descansado e tranquilo para fazer mais exercícios, em vez de ter que encaixar na agenda apertada uma sofrida meia hora de esteira; porque tem mais tempo para cozinhar suas refeições, quem sabe aproveitar e juntar os filhos ou o marido para cozinharem juntos (pode até fazer comida para a semana inteira e assim adiantar sua vida); porque pode também ir ao mercado e escolher com calma alimentos mais saudáveis para abastecer a despensa, inclusive ir a lojas especializadas em produtos naturais. Associados bem-sucedidos geralmente são aqueles que conseguem mudar sua postura, enxergando nos fins de semana as oportunidades em vez dos desafios.


A maior dificuldade imposta pelo fim de semana é, na verdade, a mudança na estrutura dos nossos dias. Você deve estar acostumado a uma rotina regular durante os dias de semana, de forma que se sente frágil quando diante de dois dias ilimitados e livres. Bom, veja seu fim de semana como um treino, um exercício que vai lhe ensinar a se adaptar aos momentos de mudança na rotina e a eventos fora da programação. Lembre-se: você está reformulando seu estilo de vida, não seguindo uma dieta.

O que você pode fazer hoje

Mude seu dia de pesagem
Se quando chega o fim de semana você nunca tem mais nenhum ProPonto Extra, passe a se pesar na sexta-feira, assim você começa o fim de semana com o estoque de ProPontos Extras renovado. Ou, se o seu problema é se controlar durante o sábado e o domingo, passe a se pesar na segunda, como uma forma de impor uma pressão a si mesmo. Isso pode servir como estímulo para você comer menos e se exercitar mais, já sentindo a aproximação da balança.

Marque outros tipos de atividades com os amigos
Em vez de sair apenas para beber e comer, planeje uma atividade diferente: alguma peça de teatro, um dia no parque de diversões, alguma exposição de arte etc. Você pode também aproveitar para gerar alguns ProPontos Ativos para usar mais tarde naquele dia, basta combinar de pedalarem, correrem juntos ou caminharem na praia. 

Adote uma nova perspectiva
Fim de semana é o momento de relaxar e abstrair-se das tensões do dia a dia, mas não é só comida que é capaz de proporcionar esse escape do estresse do trabalho. Tire um tempo para refletir e você verá que consegue encontrar muitas outras formas de relaxar no seu tempo livre.