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Seja um expert na hora das compras

Durante o isolamento social, é melhor comprar uma vez e comer por duas semanas, caso você não consiga sair muito. Veja como minimizar o desperdício de comida - e simplificar o preparo de suas refeições - com itens versáteis que não estragam facilmente.

 

Como fazer compras que durem duas semanas sem que a comida estrague ou que suas refeições fiquem repetitivas? É uma informação útil e não importa o porquê você está em casa, seja para evitar a contaminação de um vírus, recuperando-se de uma cirurgia ou simplesmente não gostar de ir sempre no mercado.

 

O segredo para as compras durarem duas semanas é comprar itens que possuam uma longa vida de prateleira e que sejam versáteis. Pense em alimentos que tenham múltiplas finalidades. Por exemplo, iogurte grego natural - geralmente dura 14 dias após a compra - é útil em preparações doces e salgadas, enquanto molho de tomate é um ingrediente básico em muitas cozinhas, incluindo italiana, mexicana, grega e espanhola.  

 

Quando terminar essa parte, opte por itens que você já conhece e gosta. Certamente, o milho em conserva pode te ajudar a sobreviver esse período, mas se você não vai consumi-lo em outro momento, ele pode ficar esquecido na sua despensa quando esse período passar.

 

Outra dica: faça as pazes com seu freezer. Frutas e legumes pré-cortados e congelados são geralmente tão nutritivos quanto frescos, então compre alguns pacotes dos seus favoritos. E você pode congelar a maioria dos produtos que estiverem perto de vencer - desde pão de forma ao frango - para usar mais tarde sem perder a qualidade.

 

Se você acaba estocando em casa, não se pressione a preparar receitas mirabolantes. A lista de compras a seguir foi feita para misturar e combinar, então improvise nos combos. 

 

Produtos de longa duração para jogar no seu carrinho

 

Hortifruti frescos

  • Frutas cítricas como laranjas e limões
  • Maçãs
  • Cenouras
  • Aipo
  • Beterrabas
  • Repolho
  • Batatas
  • Cebola
  • Alho

 

Carnes e laticínios

  • Queijos como parmesão e mozarela (prefira as versões light)
  • Iogurte grego natural
  • Peito de frango
  • Ovos
  • Congelados
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Ervilhas
  • Camarão
  • Hamburguer vegetariano
  • Kits de refeição como legumes já picados

 

Enlatados ou conservas

  • Tomates pelati
  • Molho de tomate
  • Feijão
  • Milho e ervilha
  • Salmão ou atum

 

Grãos e outros itens de despensa

  • Macarrão
  • Leite UHT
  • Grãos como arroz integral, cevadinha, quinoa
  • Cereal matinal
  • Aveia
  • Castanhas, amêndoas e nozes, sem sal
  • Frutas secas como uva-passa ou damascos
  • Biscoitos tipo cracker ou de arroz
  • Tortillas
  • Barras de proteína
  • Pão de forma integral

 

Refeições simples de preparar com alimentos da sua despensa

 

Ideias de café da manhã

 

Ideias para o almoço

 

Ideias para o jantar

 

Ideias de lanches