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Seja um expert na hora das compras

Veja como minimizar o desperdício de comida - e simplificar o preparo de suas refeições - com itens versáteis que não estragam facilmente.

Como fazer compras que durem duas semanas sem que a comida estrague ou que suas refeições fiquem repetitivas? É uma informação útil e não importa o porquê você está em casa, seja para evitar a contaminação de um vírus, recuperando-se de uma cirurgia ou simplesmente não gostar de ir sempre no mercado.

O segredo para as compras durarem duas semanas é comprar itens que possuam uma longa vida de prateleira e que sejam versáteis. Pense em alimentos que tenham múltiplas finalidades. Por exemplo, iogurte grego natural - geralmente dura 14 dias após a compra - é útil em preparações doces e salgadas, enquanto molho de tomate é um ingrediente básico em muitas cozinhas, incluindo italiana, mexicana, grega e espanhola.  

Quando terminar essa parte, opte por itens que você já conhece e gosta. Certamente, o milho em conserva pode te ajudar a sobreviver esse período, mas se você não vai consumi-lo em outro momento, ele pode ficar esquecido na sua despensa quando esse período passar.

Outra dica: faça as pazes com seu freezer. Frutas e legumes pré-cortados e congelados são geralmente tão nutritivos quanto frescos, então compre alguns pacotes dos seus favoritos.

Para congelar os legumes frescos e prolongar sua vida útil, você precisará fazer o processo de branqueamento. Ele consiste em colocá-los em água fervente por até um minuto e depois mergulhá-los imediatamente em água fria, pelo mesmo período de tempo. Assim você preserva o valor nutricional, a cor e o sabor quando congelar e descongelar.

E você pode congelar a maioria dos produtos que estiverem perto de vencer - desde pão de forma ao frango - para usar mais tarde sem perder a qualidade.

Se você acaba estocando em casa, não se pressione a preparar receitas mirabolantes. A lista de compras a seguir foi feita para misturar e combinar, então improvise nos combos. 

Produtos de longa duração para jogar no seu carrinho
Hortifruti frescos

Produtos como frutas, legumes e verduras frescos não possuem uma longa duração como os produtos de despensa. Por isso, é importante armazená-los corretamente e prestar atenção na hora de consumí-los. Veja alguns que são mais resistentes:

  • Frutas cítricas como laranjas e limões
  • Maçãs
  • Cenouras
  • Acelga
  • Aipo
  • Beterrabas
  • Repolho
  • Batatas
  • Cebola
  • Alho
Carnes, ovos laticínios e substitutos
  • Queijos como parmesão e mozarela (prefira as versões light)
  • Iogurte grego natural
  • Iogurte natural desnatado
  • Peito de frango
  • Carnes magras
  • Filé de peixe congelado
  • Ovos
  • Camarão
  • Hambúrguer vegetariano
Enlatados ou conservas
  • Tomates pelati
  • Molho de tomate
  • Feijão
  • Milho e ervilha
  • Salmão ou atum
Grãos e outros itens de despensa
  • Macarrão comum ou integral
  • Leite UHT
  • Grãos como arroz integral, cevadinha, quinoa
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja
  • Cereal matinal sem açúcar
  • Aveia
  • Castanhas, amêndoas e nozes, sem sal
  • Frutas secas como uva-passa ou damascos
  • Biscoitos tipo cracker ou de arroz
  • Tortillas
  • Barras de proteína
  • Pão de forma integral
Refeições simples de preparar com alimentos da sua despensa
Ideias de café da manhã

Ideias para o almoço

Ideias para o jantar

Ideias de lanches