Atividades Físicas

O melhor exercício para a sua idade

Veja como personalizar as atividades de acordo com sua faixa etária.

 

Exercícios devem ser agradáveis. Por isso, ajustar e adaptar atividades é a melhor maneira de se sentir confortável. Vem ver essas dicas para praticar esportes da maneira mais leve possível.

 

Durante a adolescência​

 

Os jovens precisam de atividades que os ajudem também a estabelecer hábitos ao longo da vida. Os esportes não devem ser uma forma de punição, mas uma diversão saudável. Aqui vão algumas ideias:

Diário: Incorpore o exercício às rotinas – vá de bicicleta à escola, faça uma corrida com o cachorro, ande até o ponto de ônibus seguinte.

Semanal: Organize um grupo de amigos para uma partida de futebol ou vôlei na praia, no parque, na área comum do seu condomínio

Sazonal: A cada mudança de estação, procure uma nova modalidade para entrar em uma equipe. Fazer parte de um time ajuda na autoconfiança e desenvolve habilidades sociais.

Anual: Em datas comemorativas, como aniversário ou Natal, peça de presente aulas de atividades que nunca praticou e gostaria de experimentar – surf e dança são boas opções.

 

Aos 20 e tantos

 

É provável que você tenha pouco dinheiro ou tempo extra. Então veja algumas alternativas baratas, rápidas e práticas de permanecer ativo e manter a forma:

Diário: Incorpore o exercício às rotinas – vá de escada ao invés do elevador, faça uma corrida com o cachorro, caminhe na hora do almoço.

Semanal: Socializar e exercitar-se ao mesmo tempo pode compensar os gastos. Aulas de dança, lutas e aeróbicos são uma boa forma de encontrar os amigos e passar um tempo de qualidade juntos.

Sazonal: Treine para objetivos específicos, como uma corrida ou meia-maratona, um evento beneficente, triatlo.

 

Se chegou aos 30

 

Essa década pode ser um pouco mais desafiadora e cheia de mudanças. Sua carreira pode estar decolando, seus relacionamentos se desenvolvendo e você pode estar mais focado na família. Gerencie e aproveite ao máximo seu tempo.

Diário: A dica das atividades rotineiras continua. Subir escadas e fazer caminhadas mais longas são as que podem se encaixar melhor no seu dia a dia.

Semanal: Bloqueie datas de exercício durante a semana na agenda. Transforme-as em compromissos. É interessante também estabelecer desafios e objetivos para seus PontosFit, assim você se esforça mais.

Sazonal: Entrou na fase dos filhos? Aulas em grupo e ao ar livre com as crianças são perfeitas. Ioga para mamães, ginástica para os papais, existem exercícios adaptáveis que promovem atividades com a família toda.

 

40 e 50

 

Fazendo malabarismo para que tudo caiba nas 24h do dia? Então seus exercícios precisam se encaixar facilmente no planejamento.

Diário: O exercício como a primeira coisa na manhã pode funcionar. Levante cedo para uma caminhada ou para nadar. Tente também fazer exercícios regulares no horário escolar, quando as crianças não serão uma distração.

Semanal: Considere fazer algo que você sempre quis experimentar, mas nunca conseguiu se comprometer. Aulas de tênis, dança de salão, Pilates. Comece com uma vez na semana e quem sabe, em breve, você consiga um espaço na agenda para inserir mais dias.

 

Mais de 60

 

Seu foco deve estar na participação, não na competição. Trata-se de manter atividades constantes e não necessariamente vencer. Quanto mais você se mexer, melhor se sentirá.

Diário: Tente ser fisicamente ativo todos os dias, andando o máximo possível, usando as escadas e continuando a fazer tarefas domésticas intensas de forma cautelosa.

Semanal: Planeje atividades coletivas como tai chi, dança, aeróbica aquática. Escolha algo que você pode gerenciar facilmente e intercalar com as atividades regulares.