Dicas E Artigos

Guia para mães praticarem atividade física

Encontrar tempo para fazer algum exercício pode ser o maior de todos os desafios.

Ser mãe não é uma tarefa fácil. Mas, infelizmente, isso não vai reduzir o seu colesterol, impedi-la de contrair uma cardiopatia ou perder os indesejáveis quilos. Às vezes, as responsabilidades diárias da maternidade são tão difíceis de gerenciar que só o fato de pensar em se exercitar deixa você esgotada. Um passeio matinal ou corrida parecem uma ótima ideia, até o momento em que passou a noite toda acordada com um bebê chorando ou um adolescente de coração partido. Exercitar-se enquanto seus filhos tiram uma soneca parece ser a estratégia perfeita até que o momento chega e você está atarefada com dezenas de outras coisas mais úteis.

Como mães, a maioria de nós não deixa que os filhos matem a aula de futebol ou de dança, mas ironicamente não somos igualmente responsáveis com a nossa saúde física. Às vezes, encontrar tempo para se exercitar exige uma nova maneira de pensar. Então veja cinco estratégias que preparamos para ajudá-la a tornar a atividade física parte de seu dia a dia.

Encontre brechas no seu dia

Em teoria, fazer uma atividade física logo no início da manhã, antes que todos acordem em sua casa, parece uma ótima ideia. Mas a menos que tenha se deitado tão cedo quanto seus filhos, seu plano irá por água abaixo. Para não ficar cansada, encontre brechas em sua rotina para exercitar-se sozinha e, em outros dias, exercite-se na companhia de seus filhos. Priorizar a atividade física com e sem os seus filhos irá ensiná-los que um estilo de vida saudável vale a pena. Pense em como utilizar o momento em que eles estão praticando alguma atividade para exercitar-se. Descubra um parque próximo para dar uma caminhada enquanto seu filho está na aula de natação, procure uma aula para você na academia onde sua filha faz dança ou faça alguns abdominais e polichinelos nos campeonatos finais de futebol.

Encontre a sua atividade

Pesquise e encontre uma atividade de que realmente goste. Há muitas opções, você vai encontrar alguma. Não tenha medo, vá desde esportes tradicionais e em equipe até aqueles mais alternativos, como escalada, poledance e artes marciais. Se quer se comprometer com sua rotina de exercícios, é importante encontrar uma atividade que faça sentido para você.

Tenha um Plano B

A maternidade é cheia de situações inesperadas e que fogem do seu plano. Quando isso acontece, temos de nos contentar com o plano B, talvez, até mesmo, ter um plano C. Qualquer exercício – mesmo se você não suar – vale a pena a longo prazo. Deixe uma bolsa de ginástica extra no cabide ou no escritório, ou pelo menos nunca fique desprevenida sem um par de tênis confortáveis. Não deixe que aqueles momentos inesperados de liberdade passem despercebidos. Otimize seu tempo.

Cada minuto conta

Em um mundo perfeito, você deveria ter uma hora por dia para exercitar-se. Mas o mundo real não é assim. Lembre-se de que você não precisa ser uma blogueira fitness para praticar atividade física, especialmente se tornou-se mãe recentemente e está à mercê de sonecas e fraldas sujas. Faça o que puder, mesmo que seja apenas uma caminhada de 10 minutos no parque, alguns exercícios de bíceps com o cesto do bebê ou cinco minutos de alongamento enquanto seu bebê tenta engatinhar. Pequenos esforços são válidos.

Mulheres unidas

Você sabe como é bom ter alguém em quem se inspirar. E sempre vai se deparar com outras mulheres suando como você em quem possa se espelhar para garantir que não vai desanimar. Essas mulheres estão em toda parte: pode ser sua vizinha, sua colega de trabalho, até mesmo as mães dos colegas de seu filho. Olhe em volta,  não tenha medo de pedir conselhos e ajuda a outra mãe. Há grandes chances de ela também estar procurando uma parceira para suar.