Dicas E Artigos

Guia prático feminino para levantar peso

O treinamento de força tem incríveis benefícios para a saúde e pode ajudar na perda dos quilos indesejados.

Pessoas mais fortes geralmente têm o menor número de incapacidades relacionadas à idade e, normalmente, ganham menos peso e têm menor gordura corporal. Quem tem músculos bem treinados também tem maior facilidade para eliminar a glicose do sangue e aumentar a sensibilidade à insulina. Ou seja, levantar peso pode impulsionar seu metabolismo e ajudá-la a manter e até aumentar a densidade mineral óssea.
 
Então joga a preguiça pro alto e vem ver algumas sugestões de treinamento ótimas até para quem está começando. Quanto mais variações você aprender, mais desafiador será e seu tempo na academia nunca vai ficar chato.
 
Halteres
 
O que é: Provavelmente a ferramenta mais antiga inventada para exercícios. Os mais comuns são o peso fixo, mas também existem os ajustáveis.
 
Por que funciona: Versatilidade. Eles permitem que você use um ou ambos os braços em exercícios para a parte superior do corpo ou para adicionar resistência em movimentos para a parte inferior.
 
Para testar: Com um haltere em sua mão direita, dê um passo à frente com a perna esquerda. Incline o quadril para a frente e descanse sua mão esquerda em sua perna esquerda, logo acima do joelho. Coloque o haltere ao lado da cintura, abaixe-o e repita. Faça todas as suas repetições, mude de lado e repita.
 
Barras
 
O que é: Uma barra (ou barbell) padrão possui geralmente 4,5 kg. Já o tipo usado no levantamento competitivo tem em torno de 20 kg.
 
Por que funciona: Para exercícios em casa, um jogo básico de barras é a maneira mais fácil e barata de começar a levantar peso.
 
Para testar: Fique em pé com os pés separados à largura dos ombros e com as canelas tocando a barra. Dobre o quadril e joelhos, pegue a barra com as duas mãos e empurre o quadril para trás. Puxe o peso para cima enquanto empurra os quadris para a frente. Conclua com ombros para trás, corpo ereto e braços e pernas retas. Empurre os quadris para trás e abaixe a barra até o chão. Repita.
 
Apenas peso corporal
 
O que é: Ser capaz de levantar seu próprio corpo para saltar, subir ou empurrar obstáculos. Exercícios de peso corporal são uma ótima maneira de melhorar sua aptidão geral.
 
Por que funciona: Nada custa menos ou é mais conveniente! Você é seu próprio instrumento de trabalho.
 
Para testar: Em pé, comece com os pés juntos e as mãos atrás da cabeça. Dê um longo passo para trás com a perna direita. Abaixe-se até o joelho direito quase tocar o chão, mantendo o tronco ereto. Retorne à posição inicial. Você pode fazer todas as repetições e, em seguida, mudar as pernas. Ou alternar as pernas até finalizar. Se achar muito fácil, segure um haltere em cada mão, com os braços esticados para baixo.
 
Kettlebells
 
O que é: O equipamento é como uma bola de ferro com fundo plano e alças. Ele está disponível em todos os tamanhos e cores.
 
Por que funciona: O peso de um kettlebell é compensado, o que proporciona uma maneira divertida e desafiadora de exercitar velocidade, equilíbrio e coordenação, juntamente com sua força.
 
Para testar: Segure dois kettlebells com os braços esticados para baixo, mantenha a posição ereta e ande de 20 a 30 passos, no seu ritmo normal.
 
Depois de tantos benefícios e facilidades, ficou difícil arranjar alguma desculpa para fugir da musculação, não é?