Dicas E Artigos

7 dicas para iniciantes na academia

Resolveu cuidar mais da saúde e se matriculou na academia? Confira esses conselhos do VP para começar com o pé direito!

1. Aqueça, sempre

Aqueles minutinhos iniciais servem para preparar seu corpo e mente. Seja lá qual for a atividade escolhida, o melhor jeito de evitar lesões é aquecer.  Esse cuidado também ajuda a acelerar o metabolismo, melhorar as articulações e sua coordenação motora.

2. Conforto acima de tudo

Geralmente quando iniciamos uma nova rotina de exercícios nos empolgamos para comprar novas roupas de ginástica. Mas cuidado: foque não só na beleza, mas também na qualidade. Peças feitas com matérias leves, como algodão e lycra, permitem a transpiração. E evite tudo que é muito apertado! O tênis adaptado ao seu tipo de treino e pisada também é indicado.

3. Garrafinha na mão

A gente não cansa de repetir: hidratação é tudo! Quando você sente sede, é sinal de que o seu corpo precisa de água. E, durante seu treino, é certo que você vai precisar se hidratar com maior frequência. A água também ajuda a desintoxicar o organismo e transportar nutrientes. Tudo isso vai te dar ainda mais energia.

4. Quando comer?

Uma das maiores dúvidas é: comer antes ou depois? Afinal, a alimentação adequada garante energia para realizar os exercícios com eficiência. Evite começar a atividade em jejum. Antes de ir para a academia, é preciso estocar energia para os músculos, por isso invista em carboidratos, pelo menos, meia hora antes. Depois, faça refeições que contenham proteína animal e carboidratos complexos, como arroz ou massa integral. 

5. Concentração e cuidado

Comece devagar e procure sempre a orientação de um profissional especializado. Aumentar as cargas sem o devido preparo, pular ou mudar a ordem dos exercícios são algumas atitudes que podem comprometer sua saúde. Confie no seu personal ou professor da academia; devagar você chega longe!

6. Personalize seu treino

Cada corpo reage de um jeitinho diferente. Seu organismo e sua evolução dependem de um programa específico. Se aquela série de exercícios está dando bons resultados para um amigo, não necessariamente ela serve para você. Não caia na armadilha do improviso e monte sua rotina com o profissional especializado, que irá acompanhar sua evolução e fazer os ajustes necessários periodicamente.

7. Descanse

Nós sabemos que começar algo novo pode ser empolgante. Mas não exagere! O sono adequado garante uma boa recuperação e mantém seu fôlego para seguir em frente. Respeite também o descanso semanal indicado pelo seu professor – fuja da fadiga causada pelo esforço excessivo.

Bom treino!