Dicas E Artigos

Exercícios sem dor!

Dor nas costas, pés doloridos, joelhos rangendo? Não pendure as chuteiras! Vamos te ensinar a driblar tudo isso.

Sentir-se cansado após uma atividade forte ou uma dor leve após muitas pedaladas é algo normal. Mas quando você começa a se esquivar dos exercícios por contas de lesões, a situação fica séria. É tentador interromper sua rotina por causa das dores, mas depois o retorno pode ser ainda mais difícil. A atividade física é extremamente importante e é vital fazer o máximo que puder.

A melhor solução aqui é colocar-se no caminho da recuperação. O exercício certo pode, inclusive, te ajudar nisso! O truque é se mover com cautela e permitir que a área afetada se reabilite. Mas lembre-se: dar uma pausa a uma área específica não significa que o resto do seu corpo pode tirar férias!

Não sabe como fazer isso? O VP te ensina:

Costas

Sabemos que a melhor solução para dores nas costas não é ficar deitado. Então comece fazendo uma visita ao seu médico, para eliminar qualquer chance de algo mais grave. Depois disso, com o aval dele, comece a se mover!

O bom e velho conselho da caminhada é perfeito nesse caso. Essa é uma das melhores atividades para esse tipo de lesão, com baixo impacto e a liberdade de controlar seu próprio ritmo. A natação também é boa para usar os músculos. E claro, o Pilates.

Braços

Uma lesão por uso excessivo pode ser causada por muitos esportes e trabalhos com atividades repetitivas - como clicar em um mouse. Por isso, qualquer exercício que não envolva diretamente a área do seu braço ferido é uma boa opção. Você pode correr, nadar ou andar de bicicleta. Para a parte lesionada, é recomendado um alongamento suave, mas nada que cause qualquer dor extra.

Pernas

Lesões nas pernas geralmente acontecem devido a uma combinação de peso corporal com o estilo de corrida. Os tênis que você usa também podem contribuir. Nesse caso, para amenizar a carga durante o processo de cura, as melhores atividades são as aquáticas, pois causam um impacto menor. E, ao se recuperar, recomece a caminhada ou corrida gradualmente. Uma vez que seu corpo se mostra confortável, comece a progredir.

Joelhos

O primeiro passo aqui é fortalecer os músculos que suportam a articulação do joelho, particularmente a parte interna do quadríceps e ao redor da articulação do quadril. A sugestão é investir em exercícios de peso feitos em pé. Estabilize sua pélvis segurando firme o abdômen e mantendo seus joelhos encaixados no lugar certo.

Tornozelos

Entorses são bastante comuns. Se for o seu caso, experimente atividades de peso nos braços. Há um número surpreendente de coisas que você pode fazer enquanto seus tornozelos estão parados. O treinamento de força que envolve apenas a parte superior do corpo descansa o local da sua dor.