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A Dieta do Ovo Realmente Emagrece? Descubra como ela funciona

Se o seu objetivo é emagrecer de forma saudável e evitar o efeito sanfona, ela não é a melhor solução

 

Dietas milagrosas que prometem a perda de muitos quilos em poucos dias sempre existiram. Sempre que algo novo surge nesse contexto de quem deseja perder peso, há o questionamento sobre a eficácia do cardápio apresentado.

Nesse cenário, alguns alimentos alternam o posto de vilões e amigos do emagrecimento saudável. Um deles é o ovo, que desperta as mais controversas opiniões sobre seus benefícios à saúde. 

Você já ouviu falar na dieta do ovo? Descubra agora como ela funciona e veja se essa é realmente a melhor alternativa para garantir sua saúde e bem-estar. 

 

O que é a dieta do ovo?

 

A dieta do ovo faz parte de uma proposta hipocalórica e, nessa condição, oferece menos energia do que nosso corpo gasta diariamente. Isso serve como estímulo para uma possível perda de peso.

Como se trata de uma abordagem que não se baseia em estudos científicos e não faz parte do protocolo de reeducação alimentar de profissionais da área da nutrição, essa dieta apresenta inúmeras variações. 

O que se diz ao seu respeito é que dura de 7 a 10 dias. Basicamente, se fundamenta no consumo de uma unidade de ovo cozido antes das principais refeições. O objetivo é controlar a fome e o desejo de consumir alimentos hipercalóricos.

 

O que os especialistas dizem sobre essa dieta?

 

Um grupo de pesquisadores do Departamento de Pesquisa em Envelhecimento e Geriatria, da Universidade da Flórida, acompanha de perto a disseminação de dietas populares e desenvolve investigações a respeito do valor nutricional de cada uma delas.

"É muito arriscado seguir dietas que não possuem estudos científicos concretos e embasados. A melhor forma de perder peso é, sem dúvidas, mudar seus hábitos, procurando uma alimentação saudável e equilibrada combinada com práticas regulares de atividade física e bem-estar." - Aponta Matheus Motta, Nutricionista do WW Vigilantes do Peso

No caso da dieta do ovo, eles reforçam que sua eficácia é limitada, sobretudo quando a relacionam com a perda de peso, seja em curto ou longo prazo. Um estudo mais detalhado revelou ainda que a dieta do ovo não promove mudança de hábitos.

Outro ponto relevante apontado pela pesquisa é que essa dieta não leva em consideração as particularidades de cada pessoa. 

Em outras palavras, o simples consumo de ovos antes das refeições não garantirá o emagrecimento almejado. O efeito pode, inclusive ser o contrário, já que não há ajustes na quantidade dos outros alimentos ingeridos além do ovo. 

Esses costumes podem reforçar ainda mais o sedentarismo e a ingestão de alimentos prejudiciais à saúde. Por isso é tão difícil manter os possíveis resultados. 

 

Quais são os riscos relacionados à dieta do ovo?

 

Hábitos alimentares inadequados fazem com que nosso organismo não consuma todos os nutrientes de que necessita para manter o bom funcionamento. A longo prazo, isso pode levar a um desequilíbrio nutricional grave.

Não consumir a quantidade necessária de vitaminas, minerais e outros nutrientes pode gerar quadros de cansaço e prejudicar a concentração, por exemplo. Além disso, o colesterol é um dos problemas que podem surgir se você fizer a dieta do ovo. 

Doenças renais também não podem ser descartadas, uma vez que o aumento no consumo de proteínas pode sobrecarregar os rins. A hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares são outros problemas que podem decorrer desse tipo de dieta.

 

Como perder peso de forma saudável e duradoura?

 

Perder peso está diretamente relacionado à mudança de hábitos que podem ser nocivos para nossa saúde. É por essa razão que a estratégia mais apropriada para esse contexto é a reeducação alimentar, e não uma dieta.

Entre outras coisas, a reeducação alimentar envolve acompanhamento personalizado de médicos e nutricionistas. Além disso, é necessário ter em mente que, por se tratar de uma proposta em longo prazo, a perda de peso é gradativa.

O programa de emagrecimento do WW Vigilantes do Peso tem como base a manutenção de sua saúde e bem-estar. Nossas ações são pautadas no objetivo de te motivar a escolher os melhores hábitos.

A partir de um programa sustentável e holístico relacionado à ciência comportamental, promovemos a alimentação equilibrada de acordo com o seu perfil e necessidades. Isso significa que você não precisará deixar de comer nada. 

O foco, portanto, é te ajudar a fazer escolhas inteligentes e saudáveis a partir dos seguintes pilares:

Alimente-se bem: alimentar-se de forma saudável e equilibrada é incluir alimentos de todos os grupos alimentares, a fim de garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para seu corpo diariamente.  

Flexibilidade: Nosso programa de emagrecimento te dá a flexibilidade de usar sua Cota Diária e PontosExtras semanais da maneira que desejar.  

Escolhas saudáveis: Nosso sistema PontosSmart vai te guiar para os alimentos mais nutritivos, sem deixar de levar em consideração aquilo que você gosta.  Com isso, você conseguirá estabelecer a união perfeita entre comer porque é bom e porque é saudável. 

Atividades físicas: Com os PontosFit, qualquer movimento conta: de uma simples caminhada a exercícios na academia. E você pode sincronizar seu dispositivo fitness com nosso app. 

 

Dieta do ovo ou reeducação alimentar?

 

Depois de ter acesso às informações que compartilhamos nesse artigo, você poderá responder essa pergunta com mais segurança. Se você deseja realmente emagrecer priorizando sua saúde, escolha um dos planos do WW Vigilantes do Peso e descubra sua melhor versão.