Dicas E Artigos

Alimentação pré e pós atividades físicas

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.
Publicado 6 de Abril, 2017

A prática de atividades físicas é de extrema importância para o sucesso do processo de emagrecimento, juntamente com uma alimentação saudável. Manter-se ativo não faz bem só ao corpo, mas também à mente, pois além de manter o corpo saudável, libera substâncias no organismo que causam sensação de prazer e bem-estar.

Alguns cuidados com a alimentação e a hidratação antes e depois da prática de exercícios devem ser observados para garantir energia adequada durante a atividade e auxiliar na recuperação dos músculos após as atividades.

 Antes de iniciar, dê preferência a alimentos ricos em carboidratos, como pães e cereais integrais, frutas e proteínas magras, como iogurte desnatado, queijos brancos e carnes magras. Dessa forma, a energia será liberada de forma gradual, evitando o cansaço e o desgaste muscular. Para isso, o ideal é se alimentar pelo menos de 30 a 40 minutos antes de iniciar qualquer exercício, além de evitar alimentos gordurosos ou com excesso de sal e açúcar, como doces, salgadinhos e frituras. Uma salada de frutas com aveia para uma atividade física mais leve e um sanduíche com pão integral, salada e peito de frango grelhado para uma atividade mais intensa são boas opções. Frutas mais energéticas, como o açaí (sem guaraná natural), a banana e o abacate também são boas fontes de energia pré atividade física. Nunca pratique exercícios físicos em jejum, pois a queda nos níveis de glicose no sangue pode causar dores de cabeça, tonturas e até desmaios, o que dependendo da atividade que você estiver praticando, pode causar acidentes.

Manter a hidratação do corpo durante os exercícios é igualmente importante, pois perdemos muito líquido e sais minerais ao longo da atividade. Para isso, além de consumir bastante água ao longo do dia, ter uma garrafinha com água ou água de coco por perto também é interessante.

Uma alimentação adequada após a prática de atividades é fundamental para a recuperação dos músculos. Alimentos fontes de proteínas, como ovos e carnes magras, além das castanhas e nozes, fontes de gorduras boas, são poderosos aliados na reparação do tecido muscular. Você pode optar por uma omelete com queijo e legumes e um mix de frutas secas como refeição pós-treino. E nunca tome suplementos alimentares sem orientação do seu médico ou nutricionista! A suplementação deve ser feita sob orientação de um profissional para alcançar os resultados desejados.

Realizar exercícios físicos regularmente auxilia na perda de peso, melhora o funcionamento do intestino e o ritmo de sono, ajuda a regular as taxas de colesterol e glicose no sangue e traz mais disposição para a sua vida!