Dicas E Artigos

A Dieta Low Carb Realmente Funciona?

É preciso estar ciente dos riscos que esse tipo de dieta pode causar em nosso organismo

 

Quem deseja perder peso se depara com diferentes dietas. A ampla lista conta com aquelas que sugerem cardápios pobres em carboidratos e, às vezes, ricos em proteínas. 

A dieta low carb é uma dessas modas que acabam atraindo grande quantidade de pessoas que, mesmo sem saber quais são seus riscos, se rendem à ideia de que é possível perder peso em poucos dias.

 

O que é dieta low carb?

 

Uma alimentação regular diária conta com, aproximadamente, 50% de calorias advindas de carboidratos. No caso da dieta low carb, termo em inglês que significa “cardápio com pouco carboidrato”, esse número cai para 40% ou menos. 

Em geral, fala-se em um consumo em torno de 50 a 100 gramas desse nutriente, o que representa uma baixa considerável. Nesse tipo de dieta, a regra é dar prioridade para os carboidratos integrais.

Isso implica em reduzir a ingestão de arroz branco, massas, doces, refrigerantes e alimentos processados. O mesmo vale para grãos, cereais, farináceos e algumas frutas ricas em açúcar. 

O foco, portanto, deve ser na obtenção de carboidratos a partir de legumes e verduras. A outra parte da composição do cardápio consiste na ingestão de alimentos ricos em proteínas. 

 

Quais são os riscos da dieta low carb? 

 

Assim como a maioria das dietas, a low carb atrai muitos adeptos por meio de promessa de perda de peso rápido. No entanto, apesar de ela ser bem recebida pelo público, não é bem interpretada por especialistas da saúde.

De acordo com os profissionais da área de nutrição, dietas restritivas tendem a não ser eficazes. Além de causar danos ao organismo, elas promovem o famoso e indesejado efeito sanfona.

"Dietas restritivas não trabalham as mudanças de hábitos a longo prazo. Quando a pessoa para de seguir a dieta por ter alcançado o objetivo, ela volta com seus hábitos alimentares antigos, podendo recuperar o peso que havia perdido ou até mais." afirma Matheus Motta, Nutricionista do Vigilantes do Peso.

A perda de massa magra é um dos efeitos da dieta low carb. O tecido muscular ajuda a regular o metabolismo:.se ele diminui, o organismo entra em um estágio poupador de energia, o que dificulta o emagrecimento. 

Outro problema relacionado a esse tipo de dieta é o consumo exagerado de fontes de proteínas. As consequências, nesse caso, vão de problemas cardíacos a colesterol alto, hipertensão e disfunções renais. - relacionados com o aumento da ingestão da gordura saturada proveniente de fontes de proteínas como carne vermelha.

 

Vale a pena fazer a dieta low carb?

 

Como você pôde notar, os riscos da dieta low carb são mais evidentes do que seus benefícios. Perder peso em um curto período não é o caminho mais apropriado para o emagrecimento saudável.

Além disso, depois de poucos meses, a probabilidade de você ganhar os quilos que perdeu é alta. Esse é o problema das dietas muito restritivas. É difícil manter esse padrão alimentar por muito tempo, porque sentimos falta de comer aquilo que nos dá prazer.

O ideal é contar com o apoio de uma equipe especializada em nutrição e endocrinologia. Com isso, será possível criar um programa de emagrecimento saudável que esteja coerente com suas necessidades e de acordo com o funcionamento do seu metabolismo.

 

O programa do Vigilantes do Peso foi criado com o objetivo de impulsionar suas atividades e hábitos por meio da criação de uma mentalidade positiva. Todas as metas propostas levam em consideração a sua individualidade. Nós inspiramos hábitos saudáveis para a vida real.