Dicas E Artigos

5 maneiras de se exercitar e se refrescar

Atividades na água são ótima opção para os dias de calor e te ajudam a se mexer nas estações mais quentes.

Fazer exercícios no calor pode ser um desafio: seu organismo reage diferente em ambientes muito quentes e, com as altas temperaturas, a preguiça também pode bater. Mas uma boa alternativa para quem não quer ficar parado nesses períodos são as atividades que envolvem o contato com a água.

Os exercícios na piscina ou no mar podem ser praticados por pessoas de qualquer idade, com pouco ou muito condicionamento. E também servem como terapia, em caso de lesões.

Menos impacto

A água diminui os impactos nas articulações e o risco de lesões. Com o corpo parcialmente submerso, o peso corporal de um indivíduo é reduzido de 50% a 70%!

Mas os cuidados médicos de quem pretende iniciar uma dessas novas formas de atividade física são os mesmos de sempre – e incluem avaliação especializada prévia. Lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar uma nova modalidade.

Opções para todos os gostos

1. Natação

Alguns dizem que o esporte pode até ser a fórmula do envelhecimento tardio! Mas, comprovadamente, a natação pode ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio, o equilíbrio e a coordenação motora.

2. Hidroginástica

Na lista de benefícios estão condicionamento muscular, flexibilidade, desenvolvimento e tonificação dos músculos dos braços, pernas e glúteos. E, para melhorar, ajuda na perda de peso e alivia o estresse.

3. Power-walk

É como caminhar, mas com água até ao joelho. A uma velocidade confortável, com um nível médio de esforço, por no mínimo 5 minutos. A atividade é considerada uma excelente ferramenta para a mente - é uma maneira eficiente de dedicar tempo a si mesmo e afastar tensões.

4. Esportes coletivos

Vôlei, pólo aquático, até nado sincronizado! As vantagens de praticar um esporte que envolve uma equipe são inúmeras. Você pode ampliar seu círculo de amizades e capacidade de interação ou ainda aumentar a autoestima e a tolerância. E, além de representar uma válvula de escape eficiente para o dia a dia, seus níveis de dopamina e de serotonina, que são os hormônios que influenciam diretamente no humor, tendem a crescer.

5. Atividades com remo

Das aventuras de canoagem ao popular stand up paddle... Se você quer mesmo é sair da rotina e experimentar algo novo, essas atividades são a sugestão ideal para melhorar o equilíbrio, aliviar as dores articulares, melhorar a saúde do coração, auxiliar no emagrecimento e se divertir!