Dicas E Artigos

Como seus amigos afetam seu peso

Suas companhias podem influenciar sua saúde – para melhor ou para pior.

As notícias parecem alarmantes: um estudo da Escola de Medicina de Harvard, publicado no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra, concluiu que a obesidade pode se espalhar entre amigos e sua rede de contatos.

Mas calma... Outra pesquisa, publicada no Jornal da Saúde Econômica, replica os resultados de Harvard e conclui que a obesidade não é ‘contagiosa’. Então, respire fundo e entenda os lados positivos e negativos da amizade.

Como escolhemos nossas amizades

Quando veio à tona a conexão entre amizade e peso, pesquisadores começaram a olhar o assunto a partir das similaridades entre as pessoas; é costume escolher quem é parecido em múltiplos aspectos. Além disso, sabemos que nossos amigos nos influenciam a fazer escolhas mais ou menos saudáveis.

Mas a conexão entre a amizade e o peso não está completamente separada de várias outras questões tão influentes quanto: educação, condição socioeconômica e outros limitantes a uma alimentação saudável. E ainda não sabemos muitas coisas que nos afetam a nível individual – o que significa que ainda não chegamos lá também quando o assunto é a nível coletivo.

Quanto do nosso dia a dia se sobrepõe a nossas amizades é um importante fator para solucionar esse quebra-cabeça. Se você está com alguém o tempo todo, provavelmente acabam fazendo muitas coisas juntos. E, por compartilharem o mesmo ambiente, é difícil diferenciar entre o que realmente está influenciando.

Amigos e comida

Normalmente, muitas coisas que fazemos com nossos amigos envolvem algum tipo de comida e bebida. Quando se trata de comer socialmente, há uma grande quantidade de evidências em torno da distração - dificilmente você irá comer de forma consciente, pensando em o que ou quanto está comendo.

Independentemente do status de amizade, comer com outra pessoa aumenta significativamente a ingestão de alimentos. Segundo Brian Wansink, Diretor do Food & Brand Lab na Universidade de Cornell, ingerimos 30% mais comida quando comemos com outra pessoa. Afinal, é um evento, portanto você tende a passar um tempo maior comendo.

Motivação amigável

Existe luz no fim do túnel. Estudos sobre programas de exercícios que envolvem amigos mostram que eles te mantêm engajado por mais tempo! Amizades influenciam a prática de atividades físicas: grupos de amigos com objetivos similares que se reúnem para falar sobre desafios e conquistas tendem a manter isso por mais tempo e, em alguns casos, eles continuam mesmo após os objetivos terem sido alcançados.

Encontrar seus amigos também ajuda no seu bem-estar e, consequentemente, sua saúde. Estudos apontam que ter bons amigos faz com que você se sinta mais confiante e feliz. E, por último, comer com os amigos pode ser algo saudável também: basta escolherem antes – e conscientemente – o menu do encontro! 

Convide um Amigo!

Algumas coisas na vida são melhores com os amigos... Inclusive o VP! Associados Vigilantes do Peso agora podem indicar alguém e ganhar um mês GRÁTIS do seu plano, para os dois! 

Quanto mais amigos seus se tornarem Associados, mais você irá economizar. Aproveite, você terá oportunidades ilimitadas para adicionar meses gratuitos ao seu plano.