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5 dicas práticas de mindfullness

A atenção plena pode ser uma grande aliada da sua dieta.

Você já teve aquela sensação de estar em uma roda de amigos, mas, quando te perguntam algo, não sabe responder pois não estava atento? Ou, em uma reunião de trabalho, se distraiu e não lembrou de uma decisão tomada naquele momento? É como se fosse acionado um ‘piloto automático’ e você não estivesse realmente presente – o oposto do chamado mindful.
 
A palavra deriva do termo mindfulness, ou atenção plena: habilidade que todos possuem de estar conscientes e abertos à experiência presente. Talvez você já tenha ouvido falar disso, associado à meditação. Mas este não é o único jeito de praticar essa habilidade tão importante para o seu bem-estar.
 
Benefícios

Maior criatividade, empatia, produtividade e consciência nas decisões são alguns dos benefícios de quem exercita e desenvolve mais a atenção plena. Todas essas vantagens influenciam o seu dia a dia, inclusive sua jornada de saúde e emagrecimento.
 
Na prática

Você pode seguir alguns passos simples para desenvolver suas capacidades.
 
1. Faça uma atividade 
Seu corpo precisa de atenção, tanto quanto sua mente. Artes marciais ou ioga são ótimas opções, mas ir para a academia ou correr também podem entrar na lista. Praticar esportes te ajuda a praticar também a concentração e atenção.

2. Conecte-se com a natureza
Você pode ir à praia e contemplar um pouco o mar, sentar um pouco na grama de um parque local ou até relaxar com um banho de cachoeira. Passar um tempo ao ar livre, preocupando-se apenas em ser você, é um bom exercício de mindfulness.

3. Alimente-se de um jeito saudável

A alimentação consciente é parte importante do mindful. Faça escolhas inteligentes e respeite o momento das suas refeições. Ingredientes que te dão mais energia e a sensação de leveza devem ser sua prioridade.

4. Descanse 

Mesmo com uma rotina agitada, descansar é essencial. Tenha compaixão consigo mesmo e reserve não só o tempo necessário para dormir durante a noite, mas também alguns minutos para relaxar ao longo do dia. Aproveite os intervalos entre compromissos para escutar uma música que te acalma ou ler um pouco, por exemplo.

5. Permita-se

Não lute contra suas emoções. Aprenda a aceitar seus sentimentos e trabalhar em relação à negatividade. Não é obrigatório sentir-se bem 100% do tempo. Observe com a mente aberta o que está acontecendo, permita-se viver aquilo enquanto precisa e siga em frente. É importante praticar a aceitação, também, em relação a si mesmo. Afinal, todos temos altos e baixos.