Tudo sobre kombucha

Conheça essa bebida que, além de deliciosa, oferece uma série de benefícios para a saúde

Se você está em busca de opções saudáveis de alimentos para o dia a dia, já deve ter ouvido falar no kombucha. Ele tem sido um dos destaques quando o assunto é estilo de vida natural e nós vamos explicar o porquê.

Selecionamos as principais informações sobre a bebida que foi descoberta em 221 a.C. e que, graças às suas propriedades nutricionais, está cada vez mais presente no cardápio dos brasileiros. Confira!

O que é kombucha?

Kombucha é o nome de uma bebida de origem asiática que é produzida a partir de um processo de fermentação. Também conhecido como chá da imortalidade, ele é resultado de uma cultura de microrganismos.

A base do kombucha é uma biomassa, conhecida como zoogeleia, biofilme ou scoby. Sua aparência se assemelha a uma espécie de panqueca um pouco pegajosa, o que, à primeira vista, pode parecer estranho.

Quais são os benefícios do kombucha?

Por resultar de um processo de fermentação natural, o kombucha possui uma quantidade significativa de probióticos que ajudam no funcionamento do intestino. Além disso, ele contribui para a melhora da imunidade.

A bebida também possui vitaminas do complexo B, que são ótimas para o bom funcionamento dos neurônios. Ela possui quantidade significativa de antioxidantes, fortalece as articulações e melhora a absorção de uma série de nutrientes.

Como a base do kombucha é preparada?

A zoogeleia, em contato com açúcar e chá verde ou chá preto, forma uma colônia de bactérias que realizam a fermentação. É por isso que, dependendo das condições de armazenamento e manejo, a biomassa se multiplica.

Se você acabou de comprar ou ganhar a base para o preparo de kombucha, é importante saber que a primeira fase da fermentação pode durar de 5 a 10 dias. O ideal é seguir as orientações de manipulação para não interromper o processo.

Como preparar o kombucha

Como já dissemos, a base do kombucha é a zoogeleia, também conhecida como biofilme scoby. Você pode encontrar essa biomassa em lojas de produtos naturais.

Assim que você receber a base, foque na reprodução da sua zoogeleia para aumentar seu tempo de vida útil. Para isso, providencie 1 litro de água, 50g de açúcar, 5g de folhas de chá verde ou chá preto. Ferva a água, desligue o fogo e adicione as folhas. Espere o chá esfriar e coloque a bebida em um pote de vidro com 25g de base de kombucha. Tampe bem e leve à geladeira. Aguarde de 7 a 10 dias para retirar o líquido e repita o processo.

Dependendo das condições de armazenamento, o processo de fermentação pode ser bem rápido e sua zoogeleia pode se multiplicar rapidamente. Nesse caso, é só compartilhar com outras pessoas que também queiram a base.

Qual é a melhor maneira de consumir kombucha?

O kombucha tem um sabor levemente ácido que se parece com guaraná suave ou sidra. Você pode consumir a bebida pura e gelada ou misturá-la ao seu suco ou chá preferido. Algumas receitas indicam um segundo processo de fermentação.

Conteúdo relacionado: Top 9 bebidas e drinks

Nesse caso, além do chá verde ou preto e açúcar, adicione uma fruta de sua preferência à base e deixe fermentando pelo período indicado. Use manga, maçã, limão, abacaxi, laranja... Algumas pessoas, inclusive, adicionam hibisco, canela, gengibre e até pimenta.

Outra opção é preparar bebidas gaseificadas, que são ótimas substitutas do refrigerante, por exemplo. Para isso, armazene a receita em uma garrafa fechada e deixe fermentando fora da geladeira por alguns dias.

Gostou de conhecer os segredos do kombucha? Para manter o foco na sua saúde, participe do programa personalizado de reeducação alimentar do WW Vigilantes do Peso. Nossa equipe vai te ajudar a manter o foco na sua saúde e em hábitos saudáveis.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!