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Os benefícios dos alimentos crus

Frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais e sementes... Não faltam boas opções!

A técnica de não aquecimento extremo - não cozinhar ou assar os alimentos em forno ou fogão – para conservar nutrientes é utilizada por muitos que buscam uma alimentação mais saudável. Você também pode incluir uma série de ingredientes em seu cardápio para aproveitar ao máximo os benefícios de alimentos crus.

Os benefícios

Além de evitar a perda de micronutrientes ao não cozinhar seu alimento - como as vitaminas - você pode conservar proteínas e manter ativas determinadas enzimas.

Outra boa notícia é que esse tipo de dieta é conhecida pela ampla quantidade e variedade de frutas, verduras e legumes, o que resulta em muitas fibras alimentares ingeridas. Entre outras características, elas são muito importantes para o bom funcionamento intestinal. Já as oleaginosas - castanhas, nozes e amêndoas – são boas fontes de gorduras insaturadas.

O que pode entrar no seu cardápio

  • Frutas - in natura, desidratadas e na forma de sucos
  • Legumes e verduras
  • Nozes, castanhas, amêndoas cruas
  • Cereais e leguminosas
  • Sementes e brotos
  • Algas marinhas

Cuidado extra

Normalmente, ao submeter alimentos a temperaturas elevadas, eliminamos microorganismos causadores de diversas doenças. No caso de uma dieta que inclui alimentos crus, o risco de contaminação aumenta. Por isso, é necessário um cuidado extra! Para não correr o risco de intoxicação alimentar e outros males, faça a higienização dos alimentos ou procure itens no mercado que já tenham sido manipulados com cuidados nos aspectos higiênico-sanitários.