Benefícios do chá de sene, vilão ou mocinho?

Conheça as principais características do chá de sene e descubra se ele é realmente aliado da perda de peso saudável

O chá de sene é um velho conhecido no universo das dietas. Ele se tornou popular, sobretudo, por conta da promessa de emagrecimento rápido. No entanto, existem controvérsias em relação a isso.

Será que a bebida é realmente uma boa opção para quem deseja perder peso? Para te ajudar a encontrar a resposta, selecionamos as principais informações sobre esse chá e compartilhamos neste artigo. Confira a seguir.

O que é chá de sene

Chá de sene é o nome de uma bebida preparada com uma erva que também é denominada sena, cene, mamangá ou lava-pratos. De acordo com a cultura popular, seu principal benefício é tratar problemas intestinais devido às suas propriedades laxativas.

As folhas secas da planta estão disponíveis para venda em lojas e produtos naturais, farmácias de manipulação e até mesmo em supermercados. Além da versão para chá, algumas lojas comercializam sene em cápsulas.

Para que serve o chá de sene

O chá de sene é conhecido por suas propriedades laxativas e purgativas. Além disso, o sene também é indicado como depurativo e vermífugo. Por isso, costuma ser consumido por quem tem problemas gastrointestinais.

Benefícios do chá de sene

O chá de sene auxilia no funcionamento do intestino e é comumente usado por quem sofre de prisão de ventre. Dessa forma, ao ingerir, a pessoa evacua com mais frequência.

Além disso, a bebida conta com propriedades antioxidantes. Nesse caso, ela age protegendo as células contra a ação de radicais livres.

Quais são os problemas que o chá de sene pode causar

Apesar de seus benefícios, se consumido em excesso, o chá de sene pode causar alterações na flora intestinal. A ingestão de grande quantidade da bebida também pode causar fortes cólicas, inchaço abdominal e aumento de gases.

Pessoas que são sensíveis a essa substância podem apresentar diarreia, aumento do fluxo menstrual e vômitos. Em alguns casos, a erva pode causar má absorção intestinal, hipocalemia e redução do nível de hemoglobina.

Um outro ponto é que por aumentar as vezes que a pessoa evacua, a ideia de emagrecimento é mais latente. Contudo, ela não condiz com a verdade.

Como fazer chá de sene

A parte da planta usada no chá de sene é a folhagem. O ideal é dar preferência às folhas verdes, sempre considerando que, quanto mais verde for a folha, mais forte será o efeito da bebida no organismo.

Ingredientes

  • ½ colher de sopa de folhas de sene;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Ferva a água e coloque em uma xícara ou caneca. Acrescente as folhas e deixe repousar por 5 minutos. Coe e consuma em seguida. O indicado é consumir sem açúcar, mas se isso não for possível, prefira opções mais saudáveis do que o refinado.

É seguro tomar chá de sene para emagrecer?

Se você pretende tomar chá de sene para emagrecer, é importante considerar todos os benefícios e malefícios que a erva pode trazer para seu corpo. Além disso, é fundamental contar com a orientação médica a respeito do consumo.

O profissional fará uma avaliação detalhada do seu organismo e identificará se é necessário fazer uso desse tipo de laxante. Caso ele libere o consumo, informe ao seu nutricionista para que ele indique a quantidade e o período máximo de ingestão. No entanto, é importante que você saiba que o emagrecimento é resultado de uma série de hábitos saudáveis. Isso quer dizer que tomar o chá sem investir em um programa de reeducação alimentar não vai trazer o resultado que você deseja.

Call to action chamando para o programa de emagrecimento do WW Vigilantes do Peso.

O WW Vigilantes do Peso considera todos esses elementos na hora de criar um plano personalizado de reeducação alimentar. Conheça mais sobre nossos planos e tenha acesso às melhores soluções que envolvem bem-estar e qualidade de vida.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!