Dicas E Artigos

Por que precisamos rir mais

Os benefícios de uma boa gargalhada à saúde física e mental podem te surpreender.

Você consegue imaginar um futuro onde seu médico prescreva filmes e séries de comédia? Pode ser que esse futuro não esteja tão distante assim. Nós já sabemos que o sorriso nos faz sentir bem. Mas novas descobertas sugerem que os efeitos dele podem ser ainda melhores!

Pesquisas mostraram que o riso estimula múltiplos sistemas do nosso organismo, com resultados imediatos ou tardios. Ele gera um ‘estresse positivo’ no corpo, parecido com o de praticar atividades físicas ou ouvir música, e isso produz um efeito cascata de benefícios como:

1. Melhora da memória

Os efeitos do riso começam no cérebro. A maior parte de nossas horas acordados – no trabalho, pensando e desenvolvendo atividades – são gastas em frequência beta. Mas uma boa risada eleva a frequência das ondas cerebrais até gama, que é associada a maiores níveis de processamento cognitivo, incluindo memória e lembranças.

2. Fortalecimento do sistema imunológico

Rir desfaz alguns danos causados por uma vida estressante. Durante eventos tensos, as glândulas adrenais, secretam cortisol, um hormônio que ajuda a levar energia aos músculos. Entretanto, o cortisol também inibe o sistema imunológico. Uma pessoa que vive em situações de estresse crônico está constantemente liberando cortisol e epinefrina, tornando o sistema imunológico menos eficaz no combate de doenças. Rir pode ajudar a manter os níveis de cortisol sob controle e auxiliar o sistema imunológico a funcionar melhor.

3. Alívio da dor

Ao mesmo tempo que regula os níveis de cortisol, rir estimula a liberação de endorfinas no cérebro. Você provavelmente já ouviu falar que praticar atividades físicas libera endorfinas... Mas rir também tem o mesmo efeito!

4. Aumento da felicidade

Basta olhar para as próprias atitudes para confirmar o poder do riso. Alguma vez você deu uma boa gargalhada e disse, ‘nossa, me sinto mais estressado’?” Felicidade é uma variável importante para a saúde; muitas doenças são causadas ou podem piorar devido ao estresse e à depressão. Rir pode ser um bom remédio para o seu bem-estar.

O que mais você precisa saber:

  • Rir não substitui a prática de exercícios físicos. Mesmo que rir utilize alguns dos mesmos mecanismos que uma atividade leve, não dá para substituir uma pela outra. Até existe alguma perda de calorias quando rimos, mas você não pode basear suas metas de perda de peso nisso.
     
  • Não precisa ser um tipo específico de risada. Não há necessidade de forçar uma gargalhada alta se isso não faz combina com você. Os benefícios serão os mesmos, não importa se você dá risadinhas ou gargalhadas.
     
  • Não possui efeitos colaterais. Medicamentos tendem a causar efeitos colaterais em algumas pessoas, mas as risadas não têm contraindicação. Sorria cada vez mais, sem restrições.