Dicas E Artigos
Estratégias para ser feliz no fim do ano
É possível passar um dia animado com sua família, comidas gostosas e muita festa

Você é daquelas pessoas que fica ansiosa pelas festas de final de ano - ou pelo menos pela comida que será servida - com semanas de antecedência? Mal começa novembro e já está sonhando com o panetone, e a tradicional salada de bacalhau que fazem parte da ceia?  E embora esteja focado no programa semanas antes das festas de final de ano, suas restrições vão por água abaixo quando se senta para a ceia?

Não precisa ser tão difícil! Se você realmente gostar de alimentos nutritivos - ou se estiver propenso a afogar suas mágoas em uma torta de chocolate - Colleen Gengler, professor de relações familiares na Pós-graduação da Universidade de Minnesota, tem algumas dicas para que tenha um Feliz Natal:

1- Ignore as fofocas e comentários

Se estiver cansado ou estressado, estará mais vulnerável a insultos, mesmo se forem comentários inocentes sobre a comida, seu cabelo, o que está no seu prato ou qualquer outra coisa. Se alguém disser algo para te chatear, "não morda a isca", aconselha Gengler. "Mantenha o sorriso no rosto, diga algo educado e mude de assunto. Inicie uma conversa sobre a vida e interesses de seus convidados."

2- Atenha-se a um planejamento

Manter sua rotina normal de refeições, lanches e sono vai ajudá-lo a manter-se  equilibrado até o grande dia. E embora possa seja tentador, não adianta passar fome até o dia da ceia; você provavelmente se sentirá instável e no limite e será mais provável que coma em excesso. Faça um café da manhã saudável, coma ovos mexidos com queijo magro e uma torrada integral para sentir-se satisfeito.

3- Não tente fazer tudo sozinho

Se você for o responsável pela ceia, peça a seus convidados que levem pratos de comida ou bebida para poupar-se um pouco. "Faça com que eles sintam que estão fazendo uma contribuição especial perguntando a eles o que gostariam de trazer", diz Gengler. "Se eles não tiverem ideia, você pode sugerir opções saudáveis, como frutas frescas, espumante ou uma salada com um molho leve".

4- Tire um tempo para você

Sim, você já ouviu isso um milhão de vezes! Mas, sejamos honestos - quem realmente toma um banho relaxante ou vai fazer uma massagem? Principalmente, durante as festas de final de ano quando cada segundo é usado para cozinhar, fazer compras ou informar a um primo de segundo grau onde estão as toalhas. O truque é reservar alguns momentos de paz e tranquilidade (ou, melhor ainda, praticar alguma atividade física) sempre que possível. Mesmo se isso significar dar uma desculpa de que tem que comprar algo no supermercado e sair por aí em seu carro, ouvindo música e dando umas voltas a mais no estacionamento. Vale a pena!