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Monte uma ceia saudável e deliciosa
Para aproveitar ao máximo as festas de fim de ano, faça substituições inteligentes!

É possível montar uma ceia de Natal ou Ano Novo saudável! Optando por alimentos naturais no lugar de industrializados você pode montar uma mesa farta, deliciosa e que faz bem à saúde da sua família inteira. Tenha em mente seus objetivos, planeje sua rotina para não deixar de fazer atividades físicas e mantenha o foco nas suas metas!

As melhores escolhas

  • Comece montando a mesa utilizando uma variedade de frutas frescas ou secas, nozes, castanhas assadas, pastas saudáveis, queijo branco temperado e torradas de pão integral. Quanto mais colorida e variada, mais atrativa para seus convidados!
  • Opte por cortes magros de carne, como peito assado de frango ou peru sem pele e substitua o tender pelo lombinho assado. Utilize rodelas de abacaxi, figos e ameixas como decoração.
  • Faça acompanhamentos saudáveis: saladas variadas com molhos a base de ervas, arroz integral com legumes, legumes assados, farofa com cenoura no lugar do bacon.
  • Troque o bolinho de bacalhau por saladas com bacalhau em lascas e grãos, como feijão fradinho ou grão-de-bico. Bacalhau assado no forno com rodelas de tomate, cebola e pimentão também irá fazer sucesso!
  • Churrasco de fim de ano? Na churrasqueira, berinjela e abobrinha ficam ótimas grelhadas! Intercale fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola nos espetinhos. E, de sobremesa, abacaxi assado e banana assada com canela. Você ainda pode adaptar a salada de maionese, substituindo a maionese por iogurte natural. E incrementar a farofa utilizando cenoura ralada e couve fatiada bem fininha.
  • Evite doces a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly. Prefira frutas frescas ou assadas, castanhas e rabanadas feitas no forno. Que tal pera assada com vinho ou sorvetes de frutas?
  • Aposte na água aromatizada: utilize água com gás, bastante gelo, rodelas de limão e folhas de hortelã para uma bebida refrescante e saborosa! Você também pode fazer um delicioso ponche de frutas substituindo o vinho por suco de uva ou maçã e acrescentando frutas frescas como morango, kiwi e maçã cortadas em cubos.
  • No dia seguinte, utilize as sobras de carnes e frutas para fazer sanduíches, saladas e saladas de frutas.